Reitoria da Ufes se reúne com comando de greve da Adufes. Funcionamento dos RUs será mantido

15/04/2024 - 19:40  •  Atualizado 16/04/2024 10:18
Texto: Thereza Marinho
Foto da sala de reuniões, com gestores da Ufes e representantes da Adufes em volta da mesa.

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e a vice-reitora, Sonia Lopes, se reuniram na tarde desta segunda-feira, 15, com representantes do comando de greve da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para discutir encaminhamentos sobre o movimento grevista dos docentes, iniciado nesta segunda.

Embora não haja uma definição do comando de greve sobre a liberação dos portões de acesso ao campus de Goiabeiras, foi definido que serão asseguradas as condições necessárias para o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) do campus, das 11h30 às 12h30 (para o serviço de almoço) e das 17h30 às 18h30 (para o jantar). Com o funcionamento do RU de Goiabeiras, o fornecimento de refeições no restaurante de Maruípe também será mantido, e acontecerá entre 11h30 e 12h30. Nos RUs dos campi de Alegre e São Mateus, o atendimento será realizado no horário normal.

Auxílios e bolsas

Durante a reunião, também foi informado que a deflagração da greve não vai comprometer o pagamento dos auxílios estudantis concedidos por meio do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes/Ufes). Os auxílios serão integralmente pagos aos estudantes assistidos, assim como as bolsas.

Outra definição foi a criação de um grupo de trabalho, formado com representantes da Administração Central da Ufes e do comando de greve, para acompanhar os rumos do movimento, como já vem acontecendo com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), em greve desde março.

Sala de reuniões da reitoria com gestores da Ufes e representantes da Adufes e do DCE sentados em volta da mesa.

A Administração Central da Ufes reafirma que reconhece a legitimidade do movimento e das pautas apresentadas pela categoria, mas reforça seu compromisso de priorizar a permanência qualificada dos estudantes na Universidade, e de atuar para que, durante a paralisação, o processo seja conduzido de forma a minimizar ao máximo os impactos para a comunidade universitária e para a sociedade em geral.

A Administração Central também manterá a comunidade informada sobre quaisquer medidas adotadas em função do movimento.

Além do reitor e da vice-reitora, também participaram da reunião, como gestores da Universidade, o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, Antônio Carlos Moraes; a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda; o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi; a chefe de Gabinete da Reitoria, Ana Paula Bittencourt; o diretor de Gestão de Restaurantes, Iury Pessoa; a chefe de Nutrição, Carmen Cunha; o diretor de Segurança e Logística, Diego Alves; a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino; e o assessor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Teixeira.

Fotos: Thereza Marinho

Categorias relacionadas