Reitoria recebe estudantes da licenciatura em educação do campo e ouve demandas

16/07/2015 - 15:30  •  Atualizado 20/07/2015 10:01

O reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte recebeu na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, estudantes do curso de licenciatura em Educação do Campo, ofertado em Vitória e no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. O encontro também teve a presença de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), do Centro de Educação e da gestão do Ceunes.

Os estudantes vieram expor à administração da Universidade as demandas relativas à especificidade da educação do campo. De acordo com o chefe de gabinete da Ufes, Edebrande Cavalieri, a licenciatura em Educação do Campo adota a Pedagogia da Alternância, que não utiliza o modelo tradicional de currículo dividido por disciplinas, mas trabalha por áreas do conhecimento. Além disso, Cavalieri explica que o tempo do campo é outro, e que os estudos devem estar em consonância com a lógica do campo, como as épocas de colheita e plantio, por exemplo.

Diante dessas especificidades, os estudantes buscam uma participação mais efetiva, ocupando os espaços da Universidade.  Eles solicitam adequações nas políticas de assistência estudantil, no calendário acadêmico e na construção das políticas públicas da educação em nível municipal e estadual, para que considerem as características específicas do campo. “Os editais de concurso, por exemplo, continuam sendo feitos por disciplinas, uma realidade diferente da Pedagogia da Alternância adotada na licenciatura em educação do campo”, explicou o chefe de gabinete.

De acordo com Edebrande Cavalieri, a Reitoria demonstrou total apoio e abertura às demandas e, segundo ele, a Ufes fará as possíveis adequações nesse sentido.  “A maioria das pessoas tem apenas uma concepção de curso, mas na verdade são várias, e nós faremos as adequações”, afirmou Edebrande.

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Jorge Medina