Reitoria recebe relatório com propostas de ações afirmativas

Um documento com 80 propostas de ações afirmativas a serem implementadas nas diversas áreas da Universidade. Este é o conteúdo do relatório que foi entregue nesta terça-feira, 14, ao reitor Reinaldo Centoducatte e à vice-reitora Ethel Maciel, fruto dos debates realizados durante a I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, realizada em agosto de 2018.

O relatório foi entregue pelo professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Daniel Carvalho.

O objetivo do documento é apresentar uma agenda propositiva e avançar nos direcionamentos apontados na Conferência. “São propostas que contemplam políticas de acesso e de permanência de estudantes, de formação de servidores, políticas afirmativas na pós-graduação e também nas áreas de currículo e produção de conhecimento”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde.

Segundo ele, a expectativa é que, a partir de agora, essas propostas possam orientar as ações e políticas da Universidade: “Para isso, o comitê político-acadêmico continuará seu trabalho de acompanhamento, construindo diálogos com os diversos setores da Ufes para dar capilaridade à implementação desta agenda propositiva”.

A solenidade de entrega do relatório foi realizada na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença de representantes da comissão organizadora e do comitê político-acadêmico da Conferência, e de entidades representativas de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores, núcleos de pesquisa, grupos de extensão, centros de ensino, pró-reitorias, colegiados de cursos, programas de pós-graduação, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Na foto, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; professor de Libras Daniel Carvalho; a vice-reitora Ethel Maciel e o reitor Reinaldo Centoducatte.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)