Representação da mulher na publicidade é tema de palestra no Cine Metrópolis

19/11/2015 - 17:54  •  Atualizado 20/11/2015 17:09

Com a proposta de discutir a representação feminina na publicidade, a Empresa Júnior de Comunicação Social (EcosJr.) juntamente com a professora do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Manoela Pagotto, realizará nesta sexta-feira, 20, a palestra A Revolução Feminina na Publicidade, às 10 horas, no Cine Metrópolis.

O tema será abordado pela publicitária Maria Guimarães, sócia-fundadora do grupo de ativismo criativo 65|10, que visa melhorar a representação das mulheres nas campanhas publicitárias e dentro das agências. O grupo aponta que 65% das mulheres dizem não se identificar com a forma como são retratadas na publicidade e destaca que menos de 10% das mulheres ocupam os departamentos de criação das agências brasileiras.

Para a professora Manoela Pagotto, o evento evidencia a responsabilidade do discurso dos comunicadores. “Criamos mensagens e precisamos estar atentos a todas as interpretações que elas podem ter e como podem afetar as pessoas. A representação da mulher a partir de imagens estereotipadas só contribui para o cenário alarmante de violência e preconceito que vivenciamos cotidianamente. Esse cenário precisa mudar, daí a importância dos futuros profissionais estarem cada vez mais integrados a esse processo”, afirma.

Maria Guimães comenta que “poder vir em uma Universidade falar sobre isso com estudantes, professores e demais interessados abre uma porta para trazer mais gente para essa luta, conscientizar sobre o problema e começar a trabalhar para mudar isso”.

A publicitária, formada na Ufes e Miami Ad School, há seis anos atua em São Paulo onde é redatora na agência CUBOCC. Ela já criou para marcas como Unilever, Marisa, Nike, Doritos e Samsung.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)