Residência em Medicina Veterinária produz materiais sobre cuidado animal na pandemia

A pandemia levantou várias dúvidas sobre qual a relação dos animais com a transmissão do novo coronavírus. Para responder a dúvidas e acabar com mitos, o programa de Residência Uniprofissional de Medicina Veterinária da Ufes, no campus de Alegre, está elaborando materiais com informações sobre cuidados com animais durante a pandemia.

São cartilhas, fôlderes, panfletos, cartazes e vídeos divulgados principalmente pelas redes sociais, dirigidos a profissionais de Medicina Veterinária e a proprietários de animais de companhia. Além disso, já que o atendimento veterinário é considerado atividade essencial e também demanda cuidados, como evitar aglomerações em consultórios, o grupo criou um canal pela plataforma Telegram para comunicação com os veterinários da região.

Em relação aos proprietários, os residentes produziram materiais para instruir os donos acerca de qual seria o meio mais seguro para realizar passeios com os pets. “Por enquanto, não há nada que indique que os animais de companhia são hospedeiros do coronavírus, porém há certos cuidados que devem ser tomados”, explica a coordenadora da Residência, professora Letícia Oliveira. Dentre esses cuidados, estão higienizar adequadamente as patas ao entrar em casa e evitar a interação do pet com outros animais e seres humanos, além de promover campanhas contra o abandono.

O grupo também está elaborando um projeto sobre posse responsável de animais de companhia. As ações serão voltadas a escolas municipais e destacarão questões relacionadas ao bem-estar animal, aos cuidados com saúde e nutrição, aos maus-tratos e abandono de animais, entre outras.

Outras ações

Além do apoio e de recomendações em relação ao trato com animais, a atuação do grupo abrange ações de saúde de forma geral. Seis médicos veterinários residentes estão cadastrados na ação O Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde. Esses profissionais desenvolvem atividades teórico-práticas em parceria com a Vigilância Sanitária do município de Alegre.

Dentre as ações, estão abordagens em barreiras sanitárias, elaboração de materiais informativos, orientação a profissionais que atuam em supermercados, mercados e hortifrutigranjeiros, e auxílio à fiscalização de estabelecimentos.

Mais informações sobre as ações da Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária estão disponíveis no perfil @resmedvetufes, no Instagram.

 

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Equipe da Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da Ufes
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Manchete
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.