Respeito à diversidade inspira painel no campus de São Mateus

12/12/2016 - 16:44  •  Atualizado 13/12/2016 16:23

A obra Cores da diferença tem se destacado na paisagem do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), campus de São Mateus. O painel, do artista local Vyrus Grafiti, foi produzido na parede externa do prédio da Secretaria Única de Graduação (Sugrad) durante a II Semana da Diversidade, realizada no campus no período de 22 a 25 de novembro, com o tema "Tudo começa pelo respeito".

Segundo Vyrus Grafiti, o painel tem a intenção de retratar personagens de diferentes etnias, religiões, culturas e opções sexuais. "É necessário não levar uma diferença de opinião como uma ofensa. Precisamos aprender a conviver com a diversidade e respeitar o próximo", enfatizou.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que contou com mesas-redondas, palestras e atividades culturais, abordando assuntos como diversidades sexual, racial, de gênero e de religião, a fim de buscar o caminho do diálogo, tolerância e respeito às diferentes posições sobre esses temas.

O papel exercido pela mulher na sociedade e seus direitos, por exemplo, foi abordado com discussões sobre sexualidade, aborto, bem como sobre a cultura do estupro, que envolve a impunidade, culpabilização da vítima e outros aspectos socioculturais relacionados a essa prática. Outro tema abordado no evento foi o da diversidade étnico-racial, o racismo e as questões envolvendo o acesso e permanência de alunos cotistas afrodescendentes na universidade.

Inclusão

Segundo o diretor do Ceunes, Roney Pignaton, a realização da II Semana da diversidade foi uma iniciativa dos estudantes do campus de São Mateus, com o apoio da direção. "Seu objetivo foi o de promover o respeito à diversidade, de maneira a permitir a inclusão de todos os indivíduos, independentemente de sua origem, gênero, raça, religião ou qualquer outra característica, para que possam conviver harmonicamente", destacou.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, parabenizou o trabalho dos estudantes e servidores técnicos-administrativos que organizaram o evento. "Essa iniciativa está dentro do que propusemos, que é a integração e o diálogo da Universidade com a comunidade. Temos procurado também disponibilizar os espaços dentro da Ufes para os artistas e produtores das localidades onde os campi estão inseridos", afirmou Borges.

Texto: Nábila Corrêa
Foto: Rogério Borges