Restaurantes de Goiabeiras e Maruípe servem 2.300 refeições no almoço desta sexta-feira, 23

23/05/2014 - 19:04  •  Atualizado 23/05/2014 19:06
Compartilhe

Por Thereza Marinho, com foto de Rafaela Laiola (*)

Cerca de 2.300 refeições foram servidas pelos restaurantes universitários (RU) dos campi de Goiabeiras e Maruípe no almoço desta sexta-feira, 23. A reabertura dos RUs foi possível após a entrega da notificação judicial a representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) dando ciência da determinação da Justiça Federal para a liberação dos acessos aos restaurantes.

Em Goiabeiras, os cadeados que impediam o acesso dos trabalhadores ao local foram removidos na última quarta-feira, 21, por um funcionário da equipe de Segurança da Ufes, sob a supervisão de um oficial de Justiça e de gestores da Universidade.

Sistema

O sistema de restaurantes universitários é formado por equipe de servidores técnico-administrativos efetivos da Ufes e por trabalhadores terceirizados. Os técnicos efetivos da Ufes atuam no restaurante do campus de Goiabeiras realizando todo o serviço de gestão dos quatro restaurantes universittários - localizados em Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus -, que compreende compras, gestão de contratos, controle de fluxos, técnicas de nutrição e supervisão de produção. A equipe do restaurante não aderiu à paralisação, mas ficou impedida de atuar devido ao bloqueio que foi imposto ao restaurante do Campus de Goiabeiras.    

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel estiveram pela manhã no RU de Goiabeiras para conversar com a equipe e agradecer aos servidores da Ufes que atuam no local e aos trabalhadores terceirizados pelo empenho para que o restaurante pudesse retomar suas atividades nesta sexta-feira.  

Biblioteca

A decisão, expedida pelo desembargador federal Reis Friede em resposta à ação de reintegração de posse encaminhada pela Ufes à Justiça Federal no início de abril, também determinou a liberação do acesso à Biblioteca Central.

Com isso, a circulação de pessoas na Biblioteca foi liberada e estão mantidos os serviços de devolução de livros e emissão de nada consta. Na próxima segunda-feira, dia 26, os servidores da Biblioteca vão realizar o cadastro de senha e a atualização dos dados dos estudantes que ingressaram na Ufes no primeiro semestre de 2014.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho