Revista Science publica trabalho de pesquisadores sobre ambientes recifais

03/08/2017 - 19:40  •  Atualizado 08/08/2017 18:03

Os ambientes recifais rasos estão sob ameaça das mudanças climáticas em função do aumento do nível do mar. Esse é o ponto de discussão da publicação que vem estampada na edição mais recente da revista científica americana Science, de autoria do Grupo de Pesquisa do CNPq sobre o Estudo de Peixes do Entremarés, formado pelos pesquisadores da Ufes Ryan Andrades, Jean-Christophe Joyeux e João Luiz Gasparini; da Universidade de Vila Velha (UVV), Raphael Macieira; da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Amorim Reis-Filho; e da Universidade Federal do Pará (FPA), Tommaso Giarrizzo.

Na publicação, os pesquisadores chamam a atenção para a vulnerabilidade dos ambientes marinhos recifais rasos e das diferentes espécies de peixes que vivem neles, em sua maioria endêmicas, que correm o risco de desaparecer por conta do aumento do nível do mar decorrente das mudanças climáticas. Espécies endêmicas são as que ocorrem somente em determinada área ou região geográfica.

“Essas áreas já são fortemente ameaçadas por fatores antrópicos, como a urbanização desordenada dos litorais, a própria pesca e, sobretudo, o despejo de esgotos que caem diretamente nas praias e nas proximidades desses ambientes”, destaca o doutorando em Biologia Animal, Ryan Andrades.

Os pesquisadores ainda argumentam que as áreas de entremarés têm uma enorme importância ecológica porque servem ainda como um escudo de proteção da costa, além de favorecerem o turismo, por meio da criação de piscinas naturais, e também são relevantes por abrigarem e serem berçários de inúmeras espécies de peixes de importância comercial.

A pesquisa pontua que, apesar do grandioso valor desses ambientes para o ecossistema marinho e a sociedade, até o momento essas áreas não foram beneficiadas e consideradas prioritárias com ações e políticas de conservação.

O conteúdo completo da publicação pode ser acessado por meio do link http://bit.ly/2tMJINZ