Revista Universidade chega à sexta edição. Conheça os destaques

05/05/2017 - 10:59  •  Atualizado 08/05/2017 16:49

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) lança nesta sexta-feira, 5, o sexto número da revista Universidade, como uma das ações em comemoração ao aniversário da Ufes.

A publicação, que divulga a produção científica e acadêmica da Universidade, a partir desse número está em formato digitalizado, podendo ser acessada na íntegra no endereço eletrônico http://www.comunicacao.ufes.br/revista-universidade .

Essa edição apresenta como destaque informações a respeito das pesquisas e atividades de extensão desenvolvidas por professores e estudantes da instituição, que há mais de um ano percorrem as margens do Rio Doce, conversam com a população ribeirinha e colhem amostras da lama de minério da Samarco que transformou a paisagem e a vida de mineiros e capixabas.

Em sintonia também com temáticas que dia a dia ocupam o noticiário das mídias de diferentes plataformas, a revista ouviu pesquisadores a respeito do suicídio, da violência contra mulheres idosas, da reforma no ensino médio e de programas desenvolvidos na Ufes que visam resgatar a dignidade dos  refugiados que vivem no Espírito Santo. Já na matéria “Bioindicadores”, os cientistas mostram que algumas espécies de insetos são apresentadas como aliadas do homem ao serem sinalizadores de mudanças ambientais.

Como em todos os números da Universidade, a revista traz os últimos lançamentos da Editora da Ufes (Edufes). São livros de professores da Instituição que apresentam à comunidade acadêmica e ao público suas pesquisas e, em alguns exemplares, artigos de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Já na contracapa, o(a) leitor(a) irá se deparar com a obra de arte de Lígia Teixeira Ribeiro. Trata-se de um cartão-postal que foi exposto juntamente com outros 106 cartões produzidos por 58 artistas no ano de 1994, durante a realização da 46ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus de Goiabeiras. As obras compõem a exposição intitulada “Arte postal: artistas brasileiros. A ética e a consolidação da democracia” e que fazem parte do acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário.

Boa leitura e até a próxima edição.