Rogerio Faleiros e Tarek Moussallem são reempossados diretores do CCJE

06/10/2017 - 17:54  •  Atualizado 09/10/2017 14:42

“Ou desenvolvemos nossa capacidade de interação com o conjunto da sociedade e suas demandas ou não teremos a clemência dos cidadãos. Ou direcionamos nossas ações e práticas para a tarefa de servir à sociedade com conhecimento relevante ou ficaremos sozinhos”.

Foi com estas palavras que o professor Rogerio Naques Faleiros assumiu na última quinta-feira, 5, o segundo mandato como diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) para o período 2017-2021. Ele e o professor Tarek Moyses Moussallem (vice-diretor) foram empossados pelo reitor Reinaldo Centoducatte em solenidade realizada no auditório Manoel Vereza, localizado no CCJE, campus de Goiabeiras.

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel e de pró-reitores, diretores de centro, coordenadores, chefes de departamento, pesquisadores, professores, estudantes e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE), além de familiares e amigos dos diretores empossados.

Em seu discurso, Faleiros destacou a atual conjuntura política, econômica e social, e o “desafio adicional” que traz às universidades públicas federais. Ele propôs construir um consenso em torno da ação: “Neste momento de crise e ameaça à coisa pública, em especial às universidades, temos que fazer mais. Aos professores, cabe ensinar mais; aos alunos, estudar mais; e aos servidores cabe servir mais. Penso que nossa reação deve ocorrer neste sentido, de construir um consenso em torno da ação. Espero fazer o melhor pelo CCJE”.

O reitor Reinaldo Centoducatte agradeceu a parceria dos diretores e reafirmou a necessidade de lutar em prol das instituições públicas. “O momento é de entender e arregimentar forças para termos um país melhor. Eu estou animado por dar posse a vocês porque têm entendido esse momento, no qual é necessário buscar novas formas de gestão. Estou disposto a enfrentarmos juntos estes desafios”, destacou.

Pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral para escolha da nova diretoria do Centro foi realizada no dia 20 de julho e seu resultado confirmado na reunião departamental do CCHN, em 25 de agosto.

Duas chapas concorreram no processo, que contou com a participação de docentes, servidores técnicos-administrativos e discentes.

Rogerio Naques Faleiros possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em História Econômica e doutorado em Economia Aplicada (área de concentração em História Econômica), ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor do Departamento de Economia da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Política Social.

Já Tarek Moyses Moussallem possui graduação em Direito pela Ufes, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor do curso de Direito da Ufes e no programa de pós-graduação em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Leciona e coordena grupos de pesquisa com ênfase em Lógica Geral e Jurídica, Teoria Geral do Direito e Direito Tributário.

O CCJE reúne dez cursos de graduação (Administração diurno e noturno, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis vespertino e noturno, Direito, Economia, Gemologia e Serviço Social), além de 11 cursos de pós-graduação.

Na foto, o diretor Rogério Faleiros; a pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício, Josiana Binda; o reitor Reinaldo Centoducatte assinando o termo de posse; a vice-reitora Ethel Maciel; e o vice-diretor empossado Tarek Moussallem.

Texto e foto: Thereza Marinho