Sai o edital para estudantes que desejam a remoção ou reopção de curso

04/06/2018 - 15:37  •  Atualizado 20/06/2018 10:21

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes (Prograd) divulgou nesta segunda-feira, 4, o edital do processo seletivo para preenchimento de vagas surgidas nas modalidades de remoção e de reopção, para ingresso no segundo semestre letivo de 2018.

O processo de remoção é dirigido a estudantes da Ufes que queiram mudar de turno (diurno e noturno) ou de Centro de Ensino, permanecendo no mesmo curso. Já a reopção atende aos estudantes da Ufes que querem mudar de curso ou de habilitação (licenciatura e bacharelado).

O candidato que optar pela remoção ou pela reopção deverá estar vinculado regularmente à Ufes no momento do processo seletivo. Estudantes evadidos não podem participar.

Inscrições

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet, no período de 11 a 15 de junho de 2018. Para se inscrever, o aluno deverá acessar o Portal do Aluno, clicar no link PSVS e preencher o requerimento de inscrição, optando pelo curso desejado.

Segundo consta no edital, a seleção para as vagas ofertadas considerará primeiramente os estudantes inscritos para remoção e reopção em área afim. Havendo vagas, será feita seleção entre os candidatos inscritos para reopção em área não afim.

Todas as informações sobre pré-requisitos necessários, número de vagas ofertadas em cada curso e a relação de áreas afins estão descritas no edital disponível abaixo ou no site da Prograd: www.prograd.ufes.br .

Transferência e novo curso

A partir deste ano, o processo seletivo será constituído por duas fases: o Processo Seletivo de Mobilidade Interna, aberto agora e destinado a atender apenas a estudantes da Ufes; e o Processo Seletivo de Novo Curso e Transferência, voltado para o público externo e destinado a estudantes de outras instituições de ensino superior que queiram concluir seu curso na Ufes ou pessoas da comunidade externa, já graduados, que queiram fazer um novo curso superior.

Nesta fase, a seleção será feita por meio de prova objetiva. “As vagas que sobrarem da primeira fase do processo serão destinadas a esta segunda fase, que deverá ocorrer no segundo semestre, visando o ingresso no ano letivo seguinte”, explica a pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo.

As vagas surgidas são vagas oriundas de situações como morte de aluno; transferência do estudante para outra Instituição de Ensino Superior (IES); remoção de curso por mudança de local ou turno do curso; mudança de curso (reopção); não preenchimento das vagas do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação; desistência de vaga; ou desligamento por sanção disciplinar, por abandono de curso ou por reprovação.

Texto: Thereza Marinho