Sedu, em parceria com a Ufes, abre vagas para curso técnico em Florestas

06/06/2018 - 11:04  •  Atualizado 20/06/2018 10:21

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abre nesta quarta-feira, 6, a partir das 12 horas, inscrições para 916 vagas em oito cursos técnicos de nível médio nas escolas estaduais. A novidade desse ano é a inclusão do curso técnico em Florestas, inédito no estado, que será oferecido em parceria com a Ufes no município de Jerônimo Monteiro.

Os cursos serão ofertados a partir do segundo semestre de 2018, em escolas da rede pública estadual de 11 municípios capixabas: Cachoeiro de Itapemirim (Técnico em Administração), Cariacica (Técnico em Recursos Humanos, Administração e Logística), Colatina (Técnico em Informática, Recursos Humanos, Tradução e Interpretação de Libras e Manutenção e Suporte), Conceição da Barra (Técnico em Administração), Conceição do Castelo (Técnico em Administração), Guarapari (Técnico em Administração, Recursos Humanos e Transações Imobiliárias), Jerônimo Monteiro (Técnico em Florestas), Santa Teresa (Técnico em Administração), Serra (Técnico em Administração), Vila Velha (Técnico em Administração e Logística) e Vitória (Técnico em Administração).

Poderão solicitar vaga, em um dos cursos, os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas ou privadas; alunos que estejam cursando em 2018 o 3º ano do Ensino Médio Regular, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Ensino Médio Integrado, desde que assinem termo de compatibilidade de horário no ato da matrícula.

Parceria com a Ufes

O curso técnico em Florestas contará com o apoio do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM), do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), localizado no campus de Alegre. A estrutura do DCFM abriga os cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, além do Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais, em nível de mestrado e doutorado.

O vice-diretor do CCAE, Henrique Machado Dias, explica que o curso técnico teve o apoio dos professores da Ufes na formulação de sua grade curricular e que, durante as aulas, os alunos poderão visitar e conhecer a estrutura da Universidade.

“A ideia central desse curso é fomentar uma atividade em potencial para a região, na qualificação de mão-de-obra regional para atividades técnicas, muito demandado nos dias de hoje para o setor florestal. Outra proposta é gerar alternativa de renda para filhos de produtores rurais locais, orientando sobre questões como o uso do solo e técnicas agrícolas sustentáveis”, destaca.

“O Governo já vem fazendo um importante trabalho com o projeto reflorestar, que incentiva produtores rurais a plantarem árvores. Com o curso técnico em Florestas, novas oportunidades também serão abertas aos jovens do sul do estado para proporcionarem o aumento da renda nas propriedades rurais, com elaboração projetos florestais, identificação e aplicação de métodos de conservação e preservação, além da incorporação de novas tecnologias de produção”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Inscrições

As inscrições serão abertas a partir das 12 horas desta quarta-feira, 6, até às 23h59 do dia 12 de junho, e deverão ser realizadas pela internet, por meio do site www.selecaoaluno.es.gov.br. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma escola, um curso e um turno.

Para efetuar a inscrição é obrigatória a declaração do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) – não será aceita inscrição com CPF de terceiros.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá da análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente. Serão consideradas as pontuações do resultado final das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, referente ao ano letivo de 2017, ou ao último ano cursado pelo candidato. As notas informadas no formulário de inscrição são de caráter classificatório e serão processadas pelo sistema informatizado.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 14 de junho, no site da Sedu www.educacao.es.gov.br, a partir das 12 horas.

Os cursos possuem carga horária de 900 a 1.200 horas. Ou seja, terão duração de um ano e meio a dois anos. Todos os cursos serão ofertados no turno noturno e aulas terão início no dia 23 de julho.

Confira abaixo o edital publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Secretaria de Estado da Educação