Seis programas de pós-graduação abrem novos processos seletivos. Veja os editais

Mais seis programas de pós-graduação publicaram editais com seleções para ingresso de pesquisadores em cursos de mestrado e doutorado no 1º semestre de 2020. As oportunidades são para os programas de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Educação (mestrado profissional), Oceanografia Ambiental, Política Social e Psicologia. Confira!

Psicologia

Prosseguem até 30 de setembro as inscrições para 30 vagas de mestrado e 20 vagas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Secretaria do Programa, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Os candidatos que fizerem as inscrições pelos Correios (modalidade Sedex ou equivalente) deverão enviar, por e-mail, cópia digital do comprovante de postagem para a Secretaria do PPGP até o dia 30 de setembro. Não será cobrada taxa de inscrição.

Dúvidas podem ser sanadas pelos contatos (27) 4009-2501 e ppgp.ufes [at] gmail.com.

Arquitetura e Urbanismo

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PPGAU) abriu processo seletivo para 20 vagas em seu curso de mestrado. As inscrições poderão ser feitas de 10 de setembro a 10 de outubro, presencialmente, na Secretaria do PPGAU, no Centro de Artes (campus de Goiabeiras). Os candidatos residentes fora da região da Grande Vitória poderão optar também por se inscrever pelos Correios, via Sedex.

O público-alvo do Programa são os egressos ou estudantes concluintes de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, ou de outro curso de nível superior cujo currículo seja considerado adequado pelo Colegiado Acadêmico do curso.

Recomenda-se que o candidato, primeiramente, entre em contato com os professores do programa e verifique a compatibilidade entre seu plano de pesquisa e as pesquisas desenvolvidas pelo docente.

Mais informações sobre a seleção podem ser adquiridas pelos contatos ppgau.ufes [at] gmail.com e (27) 4009-2024.

Educação (mestrado profissional)

A partir de 13 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Educação. São 35 vagas e os interessados têm até as 17 horas do dia 27 de setembro para se inscreverem presencialmente na Secretaria do Programa ou pelos Correios, na modalidade Sedex. Será cobrada taxa de R$120, e a isenção, nos casos previstos no edital, serão recebidas de 13 a 19 de setembro.

Poderão participar do processo seletivo profissionais em efetivo exercício nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação e também técnicos e docentes que atuam nas instituições de ensino superior, diplomados em cursos de graduação plena, nas modalidades licenciatura plena e bacharelado, e em cursos superiores de tecnólogo.

As inscrições presenciais devem ser realizadas na Secretaria do Programa, localizada entre os prédios IC-III e IC-IV (campus de Goiabeiras). Já no caso das inscrições na modalidade Sedex, o aviso de recebimento deverá ser enviado para o endereço informado no edital e o comprovante de envio da encomenda, com o número que permite rastreamento, deve ser encaminhado até 27 de setembro para o e-mail ppgmpe.ufes [at] gmail.com.

Mais informações pelo telefone (27) 4009-7779 e pelos e-mails: ppgmpe.ufes [at] gmail.com e ppgmpe.ufes [at] gmail.com.

Política Social

O Programa de Pós-Graduação em Política Social está ofertando 14 vagas para seu curso de mestrado e cinco para o de doutorado, sendo 25% destas reservadas para alunos pretos, pardos e indígenas (cotas PPI). As inscrições terão início em 16 de setembro. Será cobrada taxa de R$ 180, podendo ser solicitada isenção para os casos especificados no edital.

Os candidatos ao curso de mestrado deverão se inscrever até 10 de outubro, por meio do link que será disponibilizado no site do Programa (clique aqui). Poderão se candidatar egressos ou estudantes concluintes de cursos de graduação de longa duração (graduação plena).

Já os candidatos ao curso de doutorado poderão se inscrever presencialmente até 31 de outubro, na Secretaria Unificada dos Programas de Pós-Graduação (SUPG) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. Aqueles que optarem pela inscrição pelos Correios (modalidade Sedex) deverão enviar o comprovante de postagem, com a informação do número de rastreamento, até o dia 4 de novembro, para o endereço politicasocial.ufes [at] gmail.com.

O público-alvo da seleção são os que obtiveram o título de mestre ou mestrandos que estejam concluindo o curso.

Dúvidas sobre os processos seletivos do Programa podem ser tiradas pelos contatos: politicasocial.ufes [at] gmail.com; (27) 3145-5370/5371; e (27) 4009-7712.

Oceanografia Ambiental

No período de 16 de setembro a 9 de dezembro, o Programa de Oceanografia Ambiental estará com inscrições abertas para seus cursos de mestrado, com 24 vagas, e doutorado, com 13 vagas. As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail selecao.ppgoam [at] gmail.com.

Podem participar da seleção do mestrado os estudantes finalistas ou egressos de cursos de graduação, em qualquer área de conhecimento. Para o curso de doutorado, poderão se candidatar os portadores de diplomas de mestrado, em qualquer área de conhecimento, bem como mestrandos que estejam concluindo o curso.

Dúvidas podem ser tiradas pelos contatos: (27) 3250-1735 e oceanografiaambiental [at] gmail.com.

Artes

A partir de 17 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Artes receberá inscrições para 21 vagas de mestrado, sendo 25% delas reservadas para candidatos cotistas.

Os interessados devem encaminhar a documentação exigida até 2 de outubro para o e-mail editais.ppga [at] gmail.com. Poderão participar do processo seletivo todos os portadores de diplomas de bacharelado ou licenciatura plena em Artes Plásticas, Artes Visuais, Música, Artes Cênicas ou em cursos da grande área de Linguística, Letras e Artes, ou áreas afins, bem como concluintes de graduação nessas áreas.

No caso de graduação em outras áreas, o candidato deverá anexar uma justificativa da solicitação à sua inscrição, explicando a relevância do projeto à área de concentração do curso, à linha de pesquisa pretendida e ao projeto do orientador sugerido. Contatos: editais.ppga [at] gmail.com e (27) 4009-2024.

 

Mais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos endereços dos programas de pós-graduação, responsáveis pelos processos seletivos, pelas eventuais alterações nos editais e pela divulgação dos resultados.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.