Semana de Arte e Diversidade agita campus de São Mateus a partir de segunda, 6

01/11/2017 - 16:24  •  Atualizado 07/11/2017 10:54

A Secretaria de Cultura da Ufes promove, entre os dias 6 e 10 de novembro, no campus de São Mateus, a Semana de Cultura e Arte. De segunda a sexta-feira as atividades serão desenvolvidas no auditório central, na biblioteca, em tendas montadas no campus e ao ar livre.

A programação (veja no arquivo anexado abaixo) inclui dança; teatro; música; cinema; rodas de conversa; debates; oficinas de educação, cultura e folclore; entre outras ações (confira programação em anexo). Paralelamente ao evento, será realizada a terceira edição da Semana da Diversidade. A Semana de Cultura e Arte também será realizada no campus de Alegre, em abril de 2018, e nos campi de Goiabeiras e Maruipe, em maio, segundo adianta o secretário de Cultura, Rogério Borges.

A Semana de Cultura e Arte tem o apoio da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), do Diretório Acadêmico 17 de Março, e de professores do curso de Educação do Campo. A Semana da Diversidade, por sua vez, é uma realização do Diretório Acadêmico 17 de Março, do Departamento de Ensino e Ciências Humanas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, e tem o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Programação

A semana cultural no Ceunes contará ainda com a apresentação de mestres de saberes das tradições populares da região de São Mateus, que resgatam, preservam e difundem a cultura popular local. De acordo com Rogério Borges, os mestres de saberes receberão certificados da Universidade como forma de reconhecimento acadêmico à importância do trabalho cultural que eles desenvolvem e multiplicam.

“A Semana de Cultura e Arte e a Semana da Diversidade – esta em sua terceira edição – representam a valorização da diversidade cultural e, em especial, das manifestações artísticas e culturais que constituem a formação social da região, e que tem a forte presença da Ufes”, assinala o secretário. Segundo ele, os eventos também representam a ampliação do acesso para a comunidade aos bens culturais e expressões artísticas.

O reitor Reinaldo Centoducatte observa a importância de esta ação cultural percorrer todos os campi da Universidade. Ele destaca que, para a Ufes, a atividade é “um incentivo à produção de cultura e de arte como forma de conhecimento, reconhecimento e legitimação”. Segundo o reitor, os eventos representam a consolidação da memória e do patrimônio imaterial da região.

O secretário Rogério Borges ressalta que as duas atividades vão mobilizar a comunidade universitária – professores, servidores técnicos e estudantes – e diferentes segmentos da sociedade de São Mateus e região. Ele diz que outro objetivo dos eventos é apoiar a difusão para a comunidade dos bens culturais e artísticos produzidos na Universidade.

Texto: Luiz Vital