Semana do Conhecimento: Disposição de estudantes e professores marcam o evento

20/10/2016 - 17:44  •  Atualizado 21/10/2016 17:10

A disposição e o interesse de estudantes, professores e visitantes marcou o quarto dia da Semana do Conhecimento, que está sendo realizada nos campi da Ufes desde segunda-feira, 17.

Clique aqui e confira o vídeo produzido pela equipe de mídias sociais.

Nesta quinta, 20, uma série atividades continuou mobilizando os campi. Na tenda da Jornada de Iniciação Científica, novos projetos de pesquisa foram apresentados ao público, enquanto na tenda da Jornada de Extensão projetos receberam o Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina.

Além disso, estudantes de outras instituições de ensino visitaram o campus e puderam se divertir com as experiências da Mostra de Física, a exposição Admirável Corpo Humano e diversos outros trabalhos que continuarão em exposição até esta sexta-feira, 21.

Na foto, estudantes e professores de Ciências Humanas comemoram a apresentação de projetos na Jornada de Iniciação Científica. Para ver outras fotos, acesse a galeria que está disponível na página da Ufes no Facebook: www.facebook.com/ufesoficial

Confira algumas das atrações do dia:

GOA – Gaturamo Observatório Astronômico

Os estudantes que puderam presenciar a tenda do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) entraram em contato com um projeto bem bacana organizado pelo Departamento de Física. Através dessa experiência, os presentes puderam compreender mais sobre os conceitos básicos trabalhados pela Astronomia, como as fases da Lua, os movimentos realizados pela Terra e mais sobre o movimento aparente do sol com um telescópio solar que chamou atenção de todos.

Imersão em Design na Agroindústria

Estudantes do curso de Design apresentaram para os visitantes da Semana do Conhecimento o projeto “Imersão em Design na Agroindústria”, que desenvolve marcas e embalagens para produtores rurais. Os estudantes passaram uma semana junto dos produtores para pensar em uma forma de melhorar as embalagens e tornar os produtos mais atrativos.

Museu da Vida

O Museu de Ciências da Vida, coordenado pelo professor Athelson Stefanon Bitterncourt, preparou uma tenda diferente para a Semana do Conhecimento. Nela os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as cinco etapas do processo de plastinação, procedimento para a conservação de peças biológicas, com peças reais do corpo humano e de outros animais.

Quem visitou a tenda do Projeto Educacional Compartilhando Saberes (Pecs) pode conhecer mais sobre o Pré-Enem organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no qual estudantes da Ufes fornecem aulas preparatórias gratuitas para os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas. As inscrições são sempre online e feitas no início do ano. Os interessados podem consultar o site do projeto para mais informações: www.compartilhandosaberes.com/ .

Eletromagnetismo

Em uma das salas da Mostra de Física, os visitantes presenciaram diversas experiências feitas pelos próprios alunos do curso mostrando os princípios básicos dos fenômenos eletromagnéticos. Um dos experimentos que mais chamou atenção do público foi um imã em forma cabeça de gato que flutuava, diante dos olhos dos presentes, utilizando de diversas leis físicas.

Texto: Vinícius Viana (estagiário de Comunicação)