Semana do Conhecimento: estudantes conhecem cursos e pesquisas da Ufes

18/10/2018 - 18:58  •  Atualizado 23/10/2018 18:46

Milhares de estudantes de escolas públicas e privadas estiveram presentes na Mostra de Profissões da Ufes, que iniciou sua programação nesta quinta-feira, 18, nos campi de Goiabeiras e Maruípe. A Mostra faz parte da Semana do Conhecimento da Ufes e visa apresentar aos visitantes o perfil dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade por meio de exposições, rodas de conversa, atividades interativas, vídeos e visitas às salas de aula e aos laboratórios.

Clique aqui  e assista matéria produzida pela TV Ufes.

Para o aluno da Rede Alternativo, Isaac Kroebel, o que mais chamou a atenção foi a motivação dos estudantes e professores da Ufes. “Entre todas as coisas que pude ver e ouvir, o que eu mais gostei foi como as pessoas gostam de falar sobre o que elas fazem e se interessaram em nos mostrar o que há de bom no curso”, destacou. Já a estudante Natália Salmistraro, da mesma escola, disse que estava feliz por conhecer a Universidade: “Desde que eu entrei no Ensino Médio, a Ufes foi sempre muito bem falada. Sempre tive muita curiosidade”.

Buscar ajuda para escolher uma profissão foi o que motivou a estudante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, Laila Bernardes, a participar da Mostra. “Estou no segundo ano e ainda estou em dúvida sobre qual curso fazer. Tenho estudando bastante e quero me decidir. Quanto mais cedo, melhor”. Diferente da colega, Maicon Paiva quer cursar Jornalismo e veio decidido a conhecer o stand de Comunicação. “Estou gostando muito da recepção”, afirmou.

A estudante de Publicidade e Propaganda da Ufes, Maria Eliza Gonçalves, contou que a reação por parte dos visitantes está sendo muito positiva. “Eles estão participando muito, interagindo e querendo saber a respeito do curso. A atuação no mercado de trabalho e como é a rotina dentro da Universidade são as principais dúvidas respondidas”, disse.

A Mostra continua nesta sexta-feira, 19, quando será realizada também no campus de Alegre, no sul do estado. Em São Mateus, o evento acontecerá nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Pesquisas

Outro evento que também começou nesta quinta foi a XXVIII Jornada de Iniciação Científica da Ufes, que este ano apresenta ao público um resumo de pesquisas desenvolvidas em 2017 e 2018 por 1.086 estudantes. No campus de Goiabeiras, a Jornada reúne os trabalhos realizados por estudantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe, e acontece em uma tenda montada ao lado do prédio da Reitoria.

Assista matéria produzida pela TV Ufes.

Durante a Jornada, cada estudante expõe um pôster de seu trabalho para o público e, também, para professores avaliadores. Dessa exposição são selecionadas 12 pesquisas de cada uma das três grandes áreas do conhecimento – Ciências da Vida; Humanidades; e Engenharias e Exatas.

Na segunda etapa, a ser realizada em novembro, os trabalhos selecionados serão apresentados a pesquisadores de outros estados e avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os 36 melhores trabalhos receberão a certificação de menção honrosa

Luisa Simmer, aluna do sétimo período de Nutrição, apresentou sua pesquisa sobre “A influência do consumo de farinha  de casca e semente de lichia no perfil inflamatório de ratos obesos induzidos ao diabetes”. Segundo ela, as principais dúvidas dos visitantes foram em relação ao método da pesquisa, o processo de fabricação da farinha e o porquê da escolha da lichia para trabalhar, já que a fruta é utilizada para o tratamento de algumas doenças.

A estudante Keila Bernadine conheceu alguns trabalhos e conta que, “apesar dos nomes serem um pouco complicados”, ela gostou das apresentações que pôde visitar. Já Tiago Gonoring, aluno da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Ufes, se interessou pelas pesquisas voltadas para a área de Farmácia, em especial aquelas que buscam aquilo que a natureza oferece no Brasil para a cura de doenças.

Além do campus de Goiabeiras, Jornada de Iniciação Científica também acontece nesta sexta, 19, no campus de Alegre. Em São Mateus, as apresentações dos pôsteres serão no dia 29 de outubro.

Texto: Karla Silveira e Danielle Gonçalves (estagiárias de Comunicação)
Foto: Zenólia Figueiredo