Seminário internacional aborda sexualidade, educação e gênero

18/07/2016 - 07:42  •  Atualizado 20/07/2016 09:49

Cerca de 700 pessoas de todas as regiões do Brasil e de outros países são esperadas no campus de Goiabeiras da Ufes a partir desta terça-feira, 19, para o 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e o 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero. Os eventos terão como temas centrais o fundamentalismo e a violência relacionados à sexualidade, educação e gênero. A abertura será no Teatro Universitário, às 18 horas.

Os eventos ocorrem no Teatro Universitário, na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e no Centro de Educação e contam com palestras, oficinas, minicuros, apresentações artísticas, exibição de vídeos e lançamento de livros. Entre os temas debatidos estão currículos acadêmicos, gêneros e sexualidades; direitos humanos, sujeitos da educação inclusiva e suas sexualidades; preconceitos, violências e os sujeitos das exclusões; cultura, territorialidades, diferenças e sexualidade; mídia, tecnologia, arte e sexualidade; seguridade e sexualidade; gênero, corpo e violência; história, trabalho e família; e masculinidade e identidade social.

“Os Seminários têm como objetivo reunir e debater pesquisas visando responder e provocar problematizações que busquem compreender o que estamos nos tornando e o que temos feito de nós com a expansão de práticas e discursos fundamentalistas no âmbito das sexualidades e de gênero e seus impactos sobre uma vida e a população”, ressalta um dos organizadores e professor do Centro de Educação da Ufes, Alexsandro Rodrigues.

As atividades vão até a próxima quinta-feira, 21, e são coordenadas pelo Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (Neps), pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) e pelo Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEG), todos da Ufes.

Lançamento de livro

Após a cerimônia de abertura, ainda na noite desta terça-feira, 19, às 20 horas, a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) é sede do lançamento do livro "A Boa Bicha", de Sérgio Rodrigo. Sérgio é formado em Comunicação Social e mestre em Psicologia pela Ufes e lança seu primeiro livro literário. Clique aqui para saber mais sobre a obra.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.gepsexualidades.com.br ou podem ser adquiridas pelo e-mail secretaria@gepsexualidades.com.br.

Texto: Jorge Lellis

Edição: Ana Paula Vieira