Seminário no Ceunes discute Ato Médico

23/08/2013 - 12:28  •  Atualizado 23/08/2013 15:49

Com o objetivo de discutir com os estudantes e profissionais da área de saúde as repercussões do Ato Médico no âmbito da saúde, em especial na enfermagem hospitalar e comunitária, o Centro de Ensino Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) vai sediar no dia 23 de agosto o Seminário Regional sobre as Repercussões do Ato Médico na Enfermagem.

O Ato Médico é um projeto de lei, aprovado em junho no Senado Federal, que institui atividades na área de saúde exclusivas aos médicos, como o diagnóstico e a prescrição de medicamentos, o que gerou indignação entre as demais categorias da área da saúde, como os enfermeiros. Eles afirma que o projeto fere a autonomia das categorias e vai interferir no exercício dessas profissões, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O seminário é coordenado pelo professor de Enfermagem Hospitalar do Ceunes Wilson Denadai e contará com a participação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) Antônio José Coutinho, do professor do Departamento de Ciências da Saúde do Ceunes, Carlos Roberto Fernandes, e do enfermeiro egresso do Ceunes, Murilo Soares Costa.

Entre os assuntos a serem abordados estão um breve histórico do ato médico e sua interferência no exercício profissional da Enfermagem; e a importância do ato para o sistema público de saúde de São Mateus e para os estudantes de graduação de Enfermagem. O seminário será realizado no auditório do Ceunes, a partir das 14 horas. As inscrições poderão ser feitas no local do evento e a participação é gratuita.