Seminário sobre Diversidade Sexual reúne pesquisadores de todo o Brasil

28/07/2014 - 18:32  •  Atualizado 31/07/2014 17:02
Compartilhe

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) da Ufes realiza a partir desta terça-feira, 29, o III Seminário de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. O evento vai até o dia 31, reunirá pesquisadores e especialistas na área de todo o Brasil no campus de Goiabeiras da Ufes e vai trabalhar com três eixos: Educação, sexo/gênero: lugares e fronteiras; Educação, linguagens, produções do corpo e escritas de si; e Educação, políticas e diversidade.

O Seminário vai buscar compreender de que forma os discursos e as políticas dos Direitos Humanos se organizam no campo da educação e da vida pública no que diz respeito à inclusão e permanência da população LGBT na escola e em outros espaços públicos, como os da saúde e da assistência. Todos eles ainda são marcados por violências, negações, silenciamentos, exclusões, epistemicídios e morticídios. Para isso o evento lançará mão de diferentes experiências acadêmicas, artísticas e políticas.

Haverá três mesas redondas, sempre das 9 às 12 horas, no Teatro Universitário, com pesquisadores da área da sexualidade, da educação, da saúde, da comunicação, das políticas públicas e dos direitos humanos. Além disso, serão oferecidas oficinas de um dia de duração, com temáticas de interesse dos participantes, e apresentações de trabalhos desenvolvidos e em andamento por graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, trabalhadores sociais/culturais diversos e gestores de políticas públicas envolvidos com a temática que estará dividida nos seguintes eixos: Diversidade Sexual, Gênero e Currículo; Diversidade Sexual, Tecnologia e Mídia; Preconceitos, violências e os sujeitos das exclusões; Raça, Religiosidades e Sexualidade; Infância, Juventude, Envelhecimento e Sexualidade; Direitos Humanos, Educação e Sexualidade; Educação inclusiva, seus sujeitos e as sexualidades; Políticas Públicas, Educação e Diversidade Sexual; Arte, Cinema, Literatura, Erotismo e sexualidade; e Corpos Trans, saúde e subjetividades.

O evento vai contar, ainda, com intervenções e exposições artísticas, como uma mostra de vídeos que ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCA), na quinta-feira (31), das 14 às 16 horas, com os filmes “Memórias (In)Visíveis: Retratos do Tocantins LGBT” e “O Livro de Regras de Beatriz”.

Abertura

A conferência de abertura será realizada por Letícia Lanz, psicanalista, transgênero e referência no assunto. O tema será “Práticas, Políticas, Saúde e Saberes trans”, no teatro Universitário, na terça-feira (29), às 19h30.

Ainda no primeiro dia do Seminário, às 20h30, serão lançados diversos livros de temática LGBT no prédio da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória. O lançamento faz parte do Evento e entre os títulos estará o livro do próprio Seminário, com artigos de diversos pesquisadores da área da sexualidade de todo o Brasil. A obra “TransPosições – Lugares e Fronteiras em Sexualidade e Educação” (Edufes) custará R$ 30,00, sendo aceito o pagamento apenas em dinheiro.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) surgiu em 2010 com a proposta de problematizar o compromisso social que se estabelece nas relações entre academia, sociedade civil, governo e movimentos sociais no que tange a vida e o direito à diversidade. Neste sentido, os trabalhos deste grupo buscam embasar estudos e colaborações nos campos educacional e das políticas públicas a favor da inclusão de sujeitos LGBT em todos os âmbitos da sociedade, garantindo-lhes o direito a vidas plenas.

Em anexo, o caderno com a programação detalhada, incluindo as apresentações artísticas, eixos temáticos dos trabalhos e outras informações. Mais informações no site http://www.gepsexualidades.com.br/