Seminário vai debater sobre enfrentamento das chuvas no Espírito Santo

06/05/2014 - 10:22  •  Atualizado 29/06/2020 17:01

Por Letícia Nassar

Acontece de 13 a 15 deste mês o I Seminário Chuvas no Espírito Santo: compreensão, prevenção e enfrentamento. O evento é uma parceria entre a Universidade e a Assembleia Legislativa do Estado e tem como objetivo discutir propostas que minimizem os estragos causados pela chuva no Espírito Santo.

A abertura do evento será no dia 13, na Assembleia Legislativa, às 19h30, com a conferência sobre o tema “A importância das políticas públicas de redução de risco”, com Paulo Canedo (COPPE/UFRJ).  Nos dias 14 e 15, o Seminário será realizado no Teatro Universitário, das 8h30 às 17 horas.

Dentre os palestrantes convidados estão professores e pesquisadores da Ufes e das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de representantes de órgãos públicos e entidades civis que são ligadas às ações de prevenção e enfrentamento das consequências provocadas por fortes chuvas. Dentre os palestrantes estão: José Antônio Aravequi (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/INPE); José Geraldo Ferreira da Silva (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper); Ethel Maciel (vice-reitora da Ufes); Antônio Sergio Ferreira Mendonça e Antônio Celso de Oliveira Goulart (Ufes); Francisco Dourado (UERJ); Davi Casarin (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Seama); Capitão Armin Braun (Defesa Civil Nacional); Rodrigo Moratelli (Defesa Civil de Santa Catarina); Coronel D’Isep (Defesa Civil do Espírito Santo) e Leonardo Deptulski (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo - Amunes).

A programação completa do evento está disponível no site www.eventos.ufes.br/chvasnoes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas também no site ou pelos telefones 3382-5220 e 3382-3807.