Seminário aborda teoria das habilidades para a vida

O Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (CEFD/Ufes) sedia nos dias 4 e 5 de outubro o I Seminário de Habilidades para a Vida: Educação e Formação Humana, realizado pelo Grupo de Pesquisa Andaluz.

A entrada é gratuita, mas as são vagas limitadas. A inscrição pode ser feita até o dia 3; para realizá-la é necessário enviar um e-mail com nome completo e instituição de origem para inscricoes.seminarioandaluz [at] gmail.com .

“O seminário tem por objetivo apresentar a teoria das habilidades para a vida aos profissionais de diferentes áreas de atuação, com ênfase na saúde, educação e serviço social do estado do Espírito Santo. Além de buscar o fortalecimento das relações humanas e a construção do auto empoderamento, também pretendemos discutir suas possibilidades e alcances em ações de educação e prevenção ao uso abusivo de drogas em escolas e demais setores de serviço à sociedade”, explica a professora Liana Romera, organizadora do seminário.

As habilidades para a vida foram propostas pela Organização Mundial da Saúde e abordam 10 itens da promoção humana, sendo eles: autoconhecimento, empatia, comunicação assertiva, relações interpessoais, tomada de decisões, lindando com problemas e conflitos, pensamento criativo, pensamento critico, gestão de emoções e sentimentos e gerenciamento de estresse.

Programação:

4 de outubro – das 9 às 12 horas

- Habilidades para a vida: apresentação, sentidos e possibilidades no enfoque transformador.

- Exploração de uma das Habilidades: Autoconhecimento.

 

4 de outubro – das 14 às 17 horas

- Exploração e vivencia de diferentes Habilidades: Pensamento Critico,  Pensamento Criativo e Manejo de Tensões e Estress.

- Roda de Conversa: Como se ensina e aprende as Habilidades para a Vida? Que sentidos aportam na vida pessoal e social?

 

5 de outubro – das 9 às 12 horas

- Exploração e vivência de diferentes habilidades: Manejo de problemas e conflitos, empatia e comunicação assertiva.

- A Festa da Conversação: uma proposta para aprender e ensinar habilidades para a vida.

- Apresentação de programas educativos pelo Fundacion Edex (Espanha).

 

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.