Seminário apresenta Programa de Internacionalização para comunidade acadêmica

05/04/2019 - 19:15  •  Atualizado 09/04/2019 18:53

Toda a comunidade acadêmica está convidada para o seminário que apresentará o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) e sua implementação na Ufes. Promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o evento será realizado em 10 de abril, das 14 às 18 horas, no auditório do LabPetro, localizado no campus de Goiabeiras.

O local tem capacidade para cerca de 100 pessoas e não é necessário fazer inscrição prévia. Para receber certificado, os participantes deverão informar nome completo, CPF e e-mail na lista disponibilizada pelos organizadores no evento.

O Seminário PrInt/Ufes será aberto pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Reis, e pela secretária de Relações Internacionais, Patrícia Cardoso. Logo após, serão abordadas as três áreas nas quais houve adesão da Ufes no PrInt: Questões sociais – desafios contemporâneos em políticas públicas; Saúde urbana – desafios e soluções inovadoras para o controle de doenças infecciosas; e Ambiente urbano de hoje e amanhã – aspectos tecnológicos.

Os palestrantes serão, respectivamente, os professores Maria Lúcia Garcia, do Departamento de Serviço Social; Moisés Palaci, do Departamento de Patologia; e Marcelo Segatto, do Departamento de Engenharia Elétrica; além do pró-reitor Neyval Reis, que encerrará o seminário abordando as ações previstas pelo PrInt na Universidade.

O programa

O objetivo do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) é fomentar  iniciativas de internacionalização nos programas de pós-graduação brasileiros.  Ao todo, foram selecionadas, em 2017, 36 instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, para receber fomento por quatro anos. O programa é ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na Ufes, os programas de pós-graduação que participam do PrInt são os seguintes: Educação, Política Social e Saúde Coletiva, na área de Questão Social; os de Biotecnologia, Doenças Infecciosas e Saúde Coletiva, na área de Saúde Urbana; e os de Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Química, na área relacionada a Aspectos Tecnológicos.

Veja como foi a inclusão da Ufes no Programa Institucional de Internacionalização em http://portal.ufes.br/conteudo/ufes-entre-25-institui%C3%A7%C3%B5es-selecionadas-para-programa-de-internacionaliza%C3%A7%C3%A3o .

Texto: Nábila Corrêa