Seminário de Prevenção de Suicídio aborda os impactos da COVID no adoecimento mental

O Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Estado do Espírito Santo (GTPS-ES) realiza, nesta sexta-feira, 11, o VIII Seminário de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo, que abordará o tema Impactos da COVID-19 no Adoecimento Mental e Comportamento Suicida. O evento, que faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, será realizado das 9 horas às 18h20, totalmente on-line e com acesso gratuito.

O GTPS-ES é formado por representantes de 20 entidades, dentre elas a Ufes, que apoia a iniciativa por meio da comissão Universidade Promotora de Saúde (UPS). O seminário será transmitido ao vivo no canal do Conselho Regional de Psicologia no YouTube. A programação contará com cinco diálogos, cada um com um link de acesso (veja abaixo a programação e os links). A organização do evento também criou uma playlist que dá acesso aos diálogos, a qual pode ser acessada pelo endereço http://bit.ly/8SemPrevencaoSuicidio.

Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro foi instituído oficialmente, pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Segundo essas duas entidades, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, sendo que 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais, como a depressão e o transtorno bipolar.

Para simbolizar sua adesão à campanha, a Ufes realizou o hasteamento de uma bandeira amarela no campus de Goiabeiras, em frente ao Teatro Universitário. O portal da Universidade na internet e as redes sociais institucionais também exibem a cor alusiva à campanha.

Conheça a programação do VIII Seminário de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo:

- 9h às 10h20 - Conferência 1: Uma sociedade enlutada: a realidade do assim chamado “novo normal”.  Link: https://youtu.be/vSd2zpQVqzY.

Conferencista: Maria Helena Pereira Franco
Moderadora: Daniela Reis e Silva

- 10h40 às 12h - Mesa-redonda 1: Possíveis impactos da pandemia de COVID-19 nas relações de trabalho. Link: https://youtu.be/QNfMTB53wac.

Participações: Fernanda Carvalho e Kátia Vasconcelos
Moderadora: Márcia Abdala Guerrieri

- 14h às 15h20 - Mesa-redonda 2: Estratégias para prevenção do suicídio: vigilância, prevenção e cuidado. Link: https://youtu.be/RaeOpcyVCeE.

Participações: Cheila Marina de Lima, Danielly Xavier e Camila Bahia
Moderadora: Edleusa Gomes Ferreira Cupertino

- 15h30 às 16h50 - Mesa-redonda 3: Os múltiplos impactos: peças infindáveis de um quebra-cabeças. Link: https://youtu.be/D9C-V4pIoEk.

Participações: José Manoel Bertolote e Silvânia Machado Giandoni
Moderadora: Maria Carmen Viana

- 17h às 18h20 - Conferência 2: As adolescências como potência de vida: nosso futuro. Link: https://youtu.be/1FF2rkXhtgw.

Conferencista: Hugo Monteiro Ferreira
Moderadora: Ana Claudia Gama Barreto

 

Texto: Thereza Marinho, com informações do GTPS-ES e do site www.setembroamarelo.com

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.