Seminário Ibero-americano sobre processo de criação recebe trabalhos até dia 15 de setembro

Artistas, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores das áreas de Artes, Letras e afins dos países ibero-americanos têm até o próximo dia 15 para submeter artigos no Poéticas ES: Seminário Ibero-Americano sobre Processo de Criação, evento bienal organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes e por parceiros nacionais e internacionais. O tema desta décima edição é Artes em Tempos de Pandemia e, para participar da primeira fase de avaliações, os interessados devem encaminhar uma proposta de comunicação pelo formulário disponível em https://url.gratis/gjGmW. As informações sobre a submissão dos resumos estão publicadas no blog http://poeticasdacriacao.blogspot.com/. A participação nesta fase é gratuita.

Os resumos expandidos devem ser escritos em português ou espanhol e ter, no máximo, dois mil caracteres. Não é possível enviar imagens. Os trabalhos devem abordar um dos nove temas dos grupos de debates: processo de criação e mídias contemporâneas; implicações sociais e políticas na arte em tempos de pandemia; aspectos da subjetividade na arte contemporânea; arte e cidade no contexto dos países ibero-americanos em tempos de isolamento social; história, crítica e curadoria; arte e tecnologia da informação e comunicação; impacto da pandemia do novo coronavírus no processo de criação artística; ensino das artes; e processo de criação e relações étnico-raciais na arte contemporânea. Os artigos pré-selecionados serão divulgados a partir do dia 25 de setembro no blog do Seminário.

Questionamentos

O professor Aparecido José Cirilo, coordenador do PPGA e presidente da comissão organizadora do Seminário, ressalta que o isolamento social imposto como medida de proteção contra a COVID-19 afetou substancialmente o mundo da arte devido ao fechamento dos espaços culturais e à proibição de espetáculos: “Os profissionais da arte e da cultura ficaram sem atividades que pudessem manter suas remunerações, e todo o setor artístico tem de se reinventar neste momento. Uma total reestruturação dos afazeres”.

Daí, surgiram os questionamentos: Como a arte se instaura nos períodos de pandemias? Como será a sobrevida da arte e das práticas culturais no pós-pandemia? Como parte dos esforços para responder a essas e a outras perguntas, o PPGA se uniu ao Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/Ufes), ao Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes (LabArtes/Ufes), à Universidade de Buenos Aires (Argentina), ao Institut des Textes et Manuscrites Modernes (França), à Universidad de Granada (Espanha), à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para convidar pesquisadores da arte e do processo criativo a enviar suas pesquisas sobre as interações da ação criadora pelos diversos modos de suas manifestações nos mais diferentes meios, principalmente após o impacto da pandemia.

Impactos

O Poéticas ES visa ampliar o debate acadêmico e os campos de ação dos estudos do processo de criação, especialmente no que diz respeito ao estado da arte durante e após a pandemia do novo coronavírus, promovendo o avanço acadêmico dos estudos nas artes e na literatura nos países de língua portuguesa e espanhola. “Nesta edição em especial, buscamos compreender como os estudos do processo criativo podem colaborar para minimizarmos os impactos nefastos que alteram nossa realidade”, explica o professor.

Único programa de mestrado em Artes do Espírito Santo, o PPGA/Ufes tem participado da organização de eventos nacionais e internacionais que pretendem promover a expansão dos conhecimentos gerados, criando oportunidades de cooperação com diversos setores da cultura. “Compreendemos que este Seminário coloca a Ufes no contexto internacional de investigação do processo de criação, sendo fundamental para o PPGA consolidar seu papel fomentador da ampliação desses estudos dos documentos do processo de criação nas artes plásticas no Brasil”, conclui.

O Poéticas ES: Seminário Ibero-Americano sobre Processo de Criação vai acontecer em formato virtual entre os dias 3 e 4 de dezembro, com transmissão ao vivo das mesas, conferências e comunicações por meio do YouTube. O evento foi contemplado no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) de organização de eventos técnico-cientificos e tem apoio das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno
Imagem:
The Touch in 2020, de Claudia Matoos (Lisboa, Portugal)

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.