Seminário reúne participantes do Pibid para discutir currículo, formação e prática docente

12/04/2024 - 15:25  •  Atualizado 14/04/2024 12:18
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
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Cartaz de divulgação do seminário com fundo azul claro e as informações escritas em azul escuro

A coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Ufes) promove, na próxima semana, o Seminário Currículo, formação e prática docente em tempos de Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Educação em Tempo Integral. O evento reunirá, entre 15 e 18 de abril, nos campi de Alegre (dia 15), Goiabeiras (dia 17) e São Mateus (dia 18), os participantes do Pibid, além de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores da área da educação interessados no tema.

Segundo a coordenadora do Pibid na Ufes, professora Maria Aparecida de Carvalho, no Seminário serão compartilhadas as experiências e os impactos do Programa na formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade, apresentando as experiências desenvolvidas em seus subprojetos durante a última edição, que aconteceu entre novembro de 2022 e abril de 2024, e em edições anteriores.

O evento trará como palestrantes Jaqueline Rabelo de Lima, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid-RP); e os professores da Ufes Marcos Vogel e Mirian Silva. Além das palestras, o Seminário contará com apresentações de trabalhos, com a mesa-redonda Pibid-Ufes: memórias e impactos para a formação docente, e com uma roda de conversa com coordenadores de área da edição vigente, sobre como o Programa influencia na decisão de se tornar um docente.

O objetivo da iniciativa é evidenciar as contribuições do Pibid para a formação de professores que atuam em escolas de educação básica das redes de ensino do Espírito Santo. “O Pibid tem se constituído, nos últimos anos, uma das mais significativas políticas públicas em âmbito nacional de formação de professores, sendo sua característica principal a articulação entre Instituições de Ensino Superior e escolas públicas de Educação Básica, como forma de contribuir para a formação inicial de professores”, destaca Carvalho.

A coordenadora enfatiza ainda que, na edição 2022-2024, houve adesão de oito áreas de cursos de licenciaturas dos campi localizados em Vitória, São Mateus e Alegre: “Assim, o programa se estende de norte a sul do estado, totalizando 13 cursos de licenciaturas, 288 discentes de iniciação à docência, 36 professores da Educação Básica como supervisores e 12 professores da Universidade como coordenadores de área”, conclui.

O Seminário conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

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