Serviços de limpeza e apoio administrativo serão retomados dia 26

21/05/2014 - 17:58  •  Atualizado 22/05/2014 19:09

Por Hélio Marchioni, com foto de Danielly Carneiro (*)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) atendeu a solicitação da Ufes para que os ex-funcionários da empresa PH Serviços de Conservação tenham prioridade na contratação de pessoal para as novas empresas, Emec Service e Grupo Conservo, que assumirão os serviços de limpeza e apoio administrativo da Universidade. Segundo o prefeito universitário, Renato Schwab, os contratados estão recebendo vale-transporte e auxílio alimentação no ato da admissão e já começam a trabalhar na próxima segunda-feira, 26.

Mais de 70% desses ex-funcionários já foram readmitidos e o cadastramento (foto) segue até sexta-feira, 23. Após esse período as novas empresas poderão recrutar outros profissionais para atender a demanda de 250 serventes de limpeza e 160 apoios administrativos. A contratação, em caráter emergencial, das empresas Emec Service e Grupo Conservo tem duração de 180 dias e nesse período haverá uma licitação para a contratação definitiva de uma nova empresa. A licitação prevê um contrato com duração de 60 meses, sendo renovado a cada 12 meses.

“O contrato emergencial foi firmado dentro da lei, de maneira rápida, para evitar maiores prejuízos para a comunidade universitária. Também cuidamos para que os 400 funcionários tivessem a oportunidade de serem reaproveitados, pois estamos tratando de 400 famílias”, enfatizou Schwab.

Pagamentos

Embora não possua relação jurídica com os ex-empregados da PH Serviços de Conservação, a Ufes, com o objetivo de minorar os danos a eles causados pela situação nacional da firma, bloqueou o pagamento referente ao mês de abril devidos à empresa e ajuizou uma ação de consignação em pagamento, nesta quarta-feira, dia 21, para que a Justiça determine de que forma esses recursos poderão ser usados para pagamento dos salários dos funcionários, também referente ao mês de abril. Essa ação será acompanhada pelo MPT para que o pagamento possa ser efetuado o mais rápido possível.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho