Servidores do Hospital Universitário elegerão superintendente

06/07/2017 - 19:00  •  Atualizado 10/08/2017 12:35

Nos dias 4 e 5 de outubro deste ano, a comunidade do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam/Ufes) vai às urnas para eleger o superintendente da instituição. Nesta quinta-feira, 6, ocorreu a primeira reunião da Comissão de Instauração da Consulta Eleitoral para Superintendência do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, que vai elaborar as normas do processo eleitoral no Hospital.

A escolha do dirigente da instituição por meio de eleição direta foi definida no novo regimento do Hucam/Ufes, aprovado no final de junho.

A expectativa é que a proposta seja aprovada na próxima sessão ordinária do Conselho Universitário, de modo que o edital possa ser publicado no início do mês de agosto.

A Comissão é constituída por cinco membros: Armando Biondo, presidente da Comissão e representante dos docentes; Raquel Setúbal, vice-presidente da Comissão e servidora do Hucam; Sandra Peçanha, secretária da Comissão e também servidora do Hospital; Filipe Fermino, do Conselho Universitário e representante dos servidores técnico-administrativos; e Raphael Simões, do Conselho Universitário e representante dos estudantes.

Mudanças

A vice-reitora Ethel Maciel lembra que o trabalho de elaboração do novo regimento do Hucam/Ufes começou há cerca de um ano e meio, quando foi criada uma comissão para este fim, formada por membros do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e servidores do Hospital.

“Esse ano a proposta chegou ao Conselho Universitário e, após três reuniões, foi aprovada. Além de mudanças importantes no processo de trabalho do Hospital, o regimento regulamenta o processo de eleição direta para a escolha do superintendente do Hucam, o que era um anseio dos servidores. Foi um compromisso que assumimos e conseguimos cumprir”, ressalta.

Para Raphael Simões, da Comissão Eleitoral, a elaboração do regimento foi um avanço por proporcionar uma forma mais democrática da comunidade do Hospital participar da Administração, podendo escolher seus representantes.

Já Filipe Fermino destaca a importância desta mudança: “O Hospital Universitário não é só um local de assistência à saúde, é também um local de formação profissional dos estudantes da Ufes. É importante que tenha gestores e equipes sensíveis à comunidade”.

Texto: Ana Luísa Monteiro (estagiária de Comunicação)