Sete cursos de graduação a distância já estão aprovados para 2020. Confira!

30/12/2019 - 19:46  •  Atualizado 08/01/2020 07:15

A Superintendência de Ensino a Distância (Sead) da Ufes já aprovou para o ano de 2020 a oferta dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Química, Física, História, Ciências Biológicas, Filosofia e Biblioteconomia. Os interessados devem ficar atentos aos editais de abertura das inscrições, a serem publicados no site sead.ufes.br.

O Espírito Santo possui 27 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) instalados estrategicamente em municípios capixabas. Os professores Júlio Francelino Ferreira Filho e Maria José Rodrigues, respectivamente, diretor acadêmico e superintendente da Sead, e coordenadores do programa UAB/Ufes, destacam que a educação superior na modalidade a distância contribui para a mobilidade social e educacional.

“A política de EaD (ensino a distância) da Ufes tem caráter de ação afirmativa, pois possibilita a democratização do acesso à formação em nível superior ou continuada para profissionais de todas as regiões do estado”, ressaltam. “Nas últimas colações de grau constatamos a presença de formandos que, antes de concluir os cursos e adquirir nova profissão, exerciam funções como ajudante de pedreiro, merendeiras terceirizadas de escolas, catadores de café, plantadores de mamão, coletores de lixo, entre outras”, observam os professores.

Segundo eles, a EaD contempla o público que não tem condições financeiras de custear uma faculdade particular, ou mesmo de se deslocar até os campi da Ufes por indisponibilidade de tempo para frequentar aulas exclusivamente presenciais, sobretudo em razão das relações de empregabilidade. A EaD, de acordo com os coordenadores do UAB/Ufes, possibilita que a pessoa se mantenha na sua região de origem e se desenvolva juntamente com a comunidade à qual pertence.

Em 2019, além do curso de Letras Italiano (criado em 2018, com 181 estudantes matriculados), a Sead conclui as ofertas de outras sete licenciaturas, com 597 estudantes: Pedagogia, Química, Física, História, Ciências Biológicas, Filosofia e Artes Visuais, além do curso de especialização em Gestão em Saúde.

Texto: Luiz Vital