Setembro Amarelo: Ufes oferece serviços de atendimento psicossocial

12/09/2018 - 17:52  •  Atualizado 14/09/2018 18:41

Depressão, estresse, medo, ansiedade, descontrole, desafeto, frustações, conflitos na família e no trabalho, dificuldades de aprendizado e de relacionamentos, entre outros problemas. É com o objetivo de atender a pessoas que passam por alguma dessas situações que a Ufes mantém três serviços de auxílio para atendimento psicossocial dirigido a estudantes, servidores e à comunidade em geral: a Divisão de Assistência Estudantil (DAE); o Plantão Psicossocial do Departamento de Atenção à Saúde (DAS); e o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) do Departamento de Psicologia da Ufes.

Todos os serviços são gratuitos, o que contribui para uma alta procura. “Aqui temos uma lista de espera, o que é um desafio. Mas pensamos que estamos lidando com uma pessoa que precisa de ajuda, não podemos atender com pressa", afirma a psicóloga Ana Barreto, que atua no campus de Alegre.

Estudantes

Estudantes da Ufes que precisam de apoio psicossocial são atendidos pela Divisão de Assistência Estudantil (DAE), ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantes e Cidadania (Proaeci), que acolhe, orienta e encaminha os usuários para outros profissionais, quando necessário. A equipe é formada por três psicólogos que atendem, em média, 200 estudantes por mês, em sessões individuais ou em grupo.

Além desses atendimentos, o DAE promove semanalmente, na Biblioteca Central, uma Roda de Conversa com os alunos. O objetivo é discutir e propor soluções para possíveis problemas enfrentados na Universidade, como relacionamento aluno-professor, métodos de ensino-aprendizagem, orientações pedagógicas, além dos problemas psicossociais dos estudantes.

Outros serviços oferecidos são o Psicólogo Itinerante, no qual os profissionais vão aos centros de ensino conversar com os estudantes; e as Oficinas Temáticas de Estudos, que visam a um aperfeiçoamento pedagógico e troca de experiências para a construção de conhecimentos.

Para o diretor do DAE, Jaimel de Oliveira Lima, essas ações objetivam a permaneça dos alunos para que eles tenham um convívio social tranquilo durante seu percurso acadêmico, o que contribui para uma boa formação profissional.

Servidores

Para atender aos servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) mantém o Plantão Psicossocial do DAS, um espaço de acolhimento, escuta e encaminhamentos, voltado para os servidores ativos da Universidade. O serviço é realizado por quatro psicólogos e duas assistentes sociais, que apoiam, orientam e encaminham servidores com dificuldades pessoais, familiares, no trabalho, financeiras; acompanham servidores em licença para tratamento de saúde ou para acompanhamento de pessoa doente na família; além de acolherem novos servidores com orientações sobre licenças, direitos e benefícios, entre outros.

Para a diretora do DAS, Daniela Simões Motta, o atendimento psicossocial oferecido proporciona um acolhimento nos momentos mais delicados da vida dos servidores, seja na área profissional ou pessoal. “Fornecemos apoio e ajuda para que eles possam enfrentar esses momentos de dificuldades de uma maneira mais tranquila e superá-los o mais rápido possível. É importante ouvir suas dores, seus problemas e suas dificuldades”, enfatiza Daniela.

Cerca de 300 servidores procuram o DAS mensalmente. No mês de agosto, foram 341 atendimentos.

Comunidade

O Departamento de Psicologia da Ufes mantém o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA), no qual são desenvolvidos diversos tipos de trabalhos que visam à formação do aluno finalista do curso. O principal deles é o atendimento psicológico gratuito à comunidade em geral, que ocorre nas dependências do NPA por meio de quatro tipos de serviço: psicodiagnóstico, terapia individual, terapia de grupo e orientação vocacional. O atendimento psicológico é feito por estudantes finalistas do curso de Psicologia e dá prioridade a pessoas de baixa renda.

O NPA atende usuários de qualquer município. Os interessados devem se informar sobre os períodos de inscrição e comparecer ao local com comprovantes de renda e de residência.

Saiba onde funciona cada um dos serviços:

Divisão de Assistência Estudantil (DAE)

Local: Segundo andar do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras. Telefone 3145-4587
Nos demais campi os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3335-7077 (Maruípe), 3552-8807 (Alegre) e 3312-1807 (São Mateus).

Departamento de Assistência à Saúde (DAS)

Local: No campus de Goiabeiras, ao lado do Teatro Universitário, onde são atendidos servidores de Goiabeiras e Maruípe. Telefones: 4009-2346 e 4009-2344
Nos campi do interior, os atendimentos podem ser agendados pelos telefones 3552-8807 (Alegre) e 3312-1807 (São Mateus)
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.

Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA)

Local: Prédio do Cemuni VI (prédio da Psicologia, em frente ao Cine Metrópolis).
Horário: Das 13 às 19 horas

Texto: Jorge Medina