Sisu 2017: Saiba mais sobre a pontuação mínima exigida por cada curso da Ufes

20/01/2017 - 13:13  •  Atualizado 27/01/2017 15:57

Nota mínima, nota de corte... A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gera vários questionamentos entre os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga em um dos cursos ofertados pela Ufes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Uma das principais dúvidas dos candidatos é saber se, com a nota obtida no Enem, ele está apto a concorrer a uma vaga no curso desejado.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou em sua página na internet o Edital contendo as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade em 2017, e o Termo de Adesão Edição 1-2017 (veja aqui edital de retificação de termo de adesão Sisu/Ufes 2017) firmado entre a Universidade e o Ministério da Educação (MEC), onde constam informações detalhadas sobre o número de vagas de cada curso, a nota mínima estabelecida para o ingresso em cada curso e o peso de cada prova.

O termo de adesão especifica não apenas a média mínima geral que o candidato deve obter no Enem para concorrer a uma vaga em cada curso, mas também a nota mínima que ele deve ter obtido em cada prova do exame: Redação; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. O documento informa ainda o peso de cada prova no cálculo da pontuação.

Exemplo

Um candidato ao curso de Arquivologia – Noturno, por exemplo, ofertado no campus de Goiabeiras, deve ter obtido a seguinte pontuação mínima em cada prova para concorrer a uma vaga:

Redação: 0,01 (não zerar)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 200,00
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 300,00
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 300,00
Matemática e suas Tecnologias: 300,00
Média mínima no Enem: 220,00

Isso significa que, para entrar na disputa por uma vaga neste curso, o estudante deve ter obtido a nota mínima exigida em cada prova e a média mínima geral de 220 pontos.

“As notas mínimas exigidas para o ingresso em cada curso foram definidas pelos departamentos de cada curso da Universidade. Por isso, cada um tem seu critério”, destaca a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Prograd, Vera Bergamin.

Ela informa ainda que a Prograd vai publicar em seu site um guia com as respostas para as principais dúvidas apresentadas pelos candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na Ufes pelo Sisu 2017 a partir da próxima terca-feira, 24.

No total, a Ufes oferece este ano pelo 4.930 vagas em 91 cursos, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Intercultural Indígena, assim como os cursos de bacharelado e licenciatura em Música, terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade.

Resultado

As inscrições para quem pretende disputar vagas começam no dia 24 de janeiro e terminam às 23h59 do dia 27. Após este período, o MEC enviará para a Ufes uma lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos ofertados pela Universidade. A previsão é que a Ufes divulgue a lista com o nome dos ingressantes no dia 30 de janeiro. Assim que o resultado do Sisu for divulgado, a Prograd publicará um edital com todas as informações sobre o processo de matrícula.

Veja abaixo o termo de adesão com as informações sobre cada curso e o edital contendo as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade no primeiro e no segundo semestres de 2017.

Matérias relacionadas:

- Sisu 2017: Splicativo #PartiuUfes traz orientações sobre reserva de vagas - 20 de janeiro de 2017

- Sisu 2017: Conheça as notas de corte de cada curso da Ufes - 19 de janeiro de 2017

- Divulgado o edital que regulamenta o ingresso em cursos da Ufes pelo Sisu 2017 - 9 de janeiro de 2017

- Prograd divulga prévia com número de vagas e notas mínimas para o Sisu-Ufes - 22 de setembro de 2016

- Cepe define normas para adesão integral da Ufes ao Sisu - 6 de maio de 2016

- Ufes adere ao Sisu como única forma de ingresso nos cursos de graduação - 27 de abril de 2016

- Em audiência pública, Ufes ouve opiniões sobre adesão integral ao Sisu - 16 de março de 2016

Texto: Thereza Marinho

Divulgado o edital que regulamenta o ingresso em cursos da Ufes pelo Sisu 2017