Sisu 2017: Universidade apresenta dados e faz balanço sobre o sistema

03/02/2017 - 15:52  •  Atualizado 06/02/2017 13:20

A adesão integral da Ufes ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, ampliou o acesso aos cursos da Universidade, mas os capixabas continuam sendo a maioria entre os classificados. Dos 4.929 aprovados para os 91 cursos de graduação oferecidos, 3.733 são do Espírito Santo, o que equivale a 75,7% do total. Os outros 1.196 estudantes vêm de 23 estados do País e correspondem a 24,3% dos aprovados.

Entre os capixabas, 68,4%, ou seja, 2.553 estudantes, vêm da Grande Vitória, enquanto os 1.180 vindos do interior do estado representam 37,6% do total. Para o reitor Reinaldo Centoducatte, a participação da  Ufes no Sisu foi positiva e o aumento dos candidatos de outros estados ficou dentro do esperado: “É uma competição nacional, agora alunos de todo o Brasil podem participar sem ter que se deslocar. Mas nós não temos que temer nada”, afirmou ele em entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde desta sexta-feira, 3 de fevereiro.

Outro ponto positivo, na opinião do reitor, foi o preenchimento de 4.929 das 4.930 vagas ofertadas pela Ufes no Sisu. “Ter só uma vaga disponível já é um sucesso, pois a ocupação da totalidade das vagas era um dos nossos objetivos ao aderir ao sistema”, destacou Centoducatte.

Notas de corte

As maiores notas de corte foram dos cursos de Medicina – não optante (801,30); Medicina – optante (790,80); Engenharia Civil – não optante (771,21); Engenharia Mecânica - não optante (764,57); Engenharia Civil – optante (760,69); Direito – não optante (754,63); Engenharia da Computação – não optante (753,27); Engenharia Elétrica – não optante (751,93); Eng. Ambiental – não optante (749,89). O 1º colocado geral no Sisu/Ufes 2017 somou 880 pontos e se inscreveu para o curso de Matemática.

A seleção baseada nas notas do Enem e o acompanhamento dos pontos de corte foi outra questão ressaltada pelo reitor: “Há uma diferença significativa nesse processo. Antes o estudante disputava às cegas, ele fazia uma opção, sem saber a sua condição de entrar. Agora, o aluno entra no sistema sabendo da sua condição de passar no curso desejado”, reiterou o reitor.

Matrículas

Os candidatos classificados na chamada regular do Sisu devem realizar a pré-matrícula on-line a partir desta sexta-feira, 3 de fevereiro. Esse procedimento é obrigatório e consiste na confirmação do interesse pela vaga. A pré-matrícula será realizada via internet, no site www.sisu.ufes.br/pré-matrícula-online, até o dia 7 de fevereiro. Ao final do preenchimento, os estudantes devem imprimir o comprovante e, se optante, a declaração para o sistema de reserva de vagas.

Depois da pré-matrícula, os estudantes deverão realizar o cadastramento de matrícula definitivo, também obrigatório, que ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Nessa etapa, eles devem comparecer à Ufes nos locais, dias e horários informados no Anexo V do edital de matrícula e apresentar a documentação exigida no mesmo edital.

Lista de espera

Já os candidatos não aprovados na chamada regular do Sisu, ainda têm chance de conseguirem uma vaga na Ufes, por meio da lista de espera. Segundo cronograma do Ministério da Educação (MEC), os interessados têm até o dia 10 de fevereiro para manifestar interesse. Para isso, basta acessar o sistema no endereço www.sisu.mec.gov.br e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Pré-matrícula dos classificados no Sisu começa nesta sexta-feira, 3

Prazo para participar da lista de espera do Sisu vai até 10 de fevereiro

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Matheus Andreatta (bolsista de projeto de Comunicação)