Sisu 2018: MEC antecipa inscrições. Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo

18/01/2018 - 11:23  •  Atualizado 29/01/2018 19:08

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quinta-feira, 18, o resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. As notas estão disponíveis no endereço https://enem.inep.gov.br/.

Durante entrevista coletiva concedida pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, também foi divulgada a antecipação do período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Agora, os candidatos a vagas nos cursos de graduação da Ufes devem se inscrever entre os dias 23 e 26 de janeiro, e não mais entre os dias 29 de janeiro de 2018 e 1 de fevereiro, conforme anunciado anteriormente.

As inscrições no Sisu são feitas por meio do endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br .

Para auxiliar os candidatos, a Ufes preparou uma lista de orientações a partir das principais dúvidas apresentadas pelos estudantes. Veja abaixo.

Onde se inscrever?

Inicialmente o candidato precisa se inscrever no Processo Seletivo SiSU na página www.sisu.mec.gov.br, entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2018.

Onde saber quais são os cursos e número de vagas oferecidos pela Ufes?

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou o Termo de Adesão, onde estão disponíveis o número de vagas em cada curso da Ufes, as notas mínimas que o candidato deve alcançar em cada prova, a média mínima no Enem, o turno e local onde a graduação é oferecida. Além do termo de adesão, a Prograd também sugere que todos os candidatos façam a leitura do Edital de Regulamentação do Sisu/Ufes 2018. Todos os documentos relativos ao processo seletivo Sisu/Ufes 2018 estão disponíveis no site http://www.sisu.ufes.br.

E se a nota mínima em determinada prova for 0,01?

As notas mínimas em cada prova foram estabelecidas pelos Departamentos que oferecem os cursos. Se o número for 0,01, significa que você não pode zerar aquela prova.

Em quantos cursos se inscrever?

Cada candidato poderá se inscrever em duas opções de curso/universidade. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Como saber a nota mínima exigida para aquele curso?

O candidato deve atingir as notas mínimas exigidas em todas as provas – Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Todas essas informações estão no Termo de Adesão.

Qual é o ponto de corte de cada curso?

Conforme consta em publicação oficial do Sisu/MEC, o Sisu disponibilizará ao candidato, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. A Ufes não sabe antecipadamente qual é o ponto de corte de cada curso, porque isso depende das notas dos candidatos inscritos. O Sisu é totalmente gerenciado pelo Ministério da Educação. A Ufes não tem acesso a ele e nem às notas dos candidatos. A Universidade só receberá a lista final com os candidatos aprovados após a finalização do Sisu, em data a ser confirmada.

Como saber sobre a aprovação na Ufes?

Logo que o MEC enviar o resultado final para a Ufes, no dia 29 de janeiro, a lista com os candidatos aprovados será amplamente divulgada.

Como funciona o sistema de vagas para optantes?

Os critérios do sistema de reserva de vagas se encontram no Edital de Regulamentação próprio da Ufes, disponível em www.sisu.ufes.br. Esse expediente é gerenciado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), que disponibiliza o e-mail dae.proaeci@ufes.br e o telefone (27) 4009-2265 para dúvidas. É importante que o estudante que vai concorrer por meio do sistema de reserva de vagas fique atento para providenciar toda a documentação que será exigida no ato da matrícula.

O que fazer após a confirmação da vaga?

Com a divulgação do resultado final no dia 29 de janeiro, os aprovados devem acessar o site www.sisu.ufes.br, para fazer a leitura do Edital de Matrícula, que será publicado junto com a lista dos aprovados. Nele estará descrito o período para fazer a pré-matrícula online, que é obrigatória. Depois disso, será preciso fazer a matrícula presencial, em data também especificada no Edital de Matrícula.

Clique aqui e acesse o cronograma parcial divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Como será a chamada de suplentes?

A chamada de suplentes só será realizada após a confirmação das matrículas dos aprovados em 1ª chamada.

E os cursos da Ufes que não entraram no Sisu?

Os cursos de Letras-Libras, Música (bacharelado e licenciatura), Licenciatura Indígena e Licenciatura em Educação do Campo serão ofertados em Processo Seletivo específico a ser definido. Acompanhar no site: www.ufes.br.

Ainda está com dúvidas?

Para tratar de assuntos relacionados a comprovação de renda, optantes e auxílios estudantis, o candidato deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania pelo telefone: (27) 4009-2265 ou por meio do e-mail dae.proaeci@ufes.br. Quanto ao Sisu, também é possível consultar explicações no site do MEC: http://www.sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas. Se necessário, o candidato também pode entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dmca.prograd@ufes.br .

Matéria atualizada em 19 de janeiro de 2018.

Matérias relacionadas:

Sisu 2018: Ufes divulga normas de acesso e número de vagas nos cursos