Situação financeira das Ifes do Sudeste será debatida em reunião de pró-reitores

20/10/2015 - 17:40  •  Atualizado 21/10/2015 17:30
Compartilhe

A Ufes vai sediar nos dias 22 e 23 de outubro a 4ª Reunião de Trabalho do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) da Regional Sudeste. O encontro será realizado no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleo (LabPetro), localizado no campus de Goiabeiras.

Esta é a primeira vez que a Ufes vai sediar o evento, que reúne os pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Entre os presentes estará o coordenador do Forplad, Tomás Dias Sant´Ana, um dos interlocutores das instituições junto ao Ministério da Educação.

A solenidade de abertura, que terá início às 8h30, vai contar com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte. Cerca de 25 pró-reitores participarão do encontro, que vai discutir a atual situação financeira das  21 Ifes que compõem a Regional Sudeste.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Anilton Salles, destacou que essa reunião é fundamental para definir quais as propostas que a Regional Sudeste vai levar para a 4ª Reunião Nacional do Forplad, que será realizada em Ouro Preto, em Minas Gerais, entre os dias 3 e 5 de novembro. “Temos muitos focos de discussão em comum entre as Ifes. Entre eles destaco a contratação de empresas terceirizadas, despesas com energia, água, passagens e diárias e a garantia de que não haja cortes no orçamento para 2016. Tudo isso será debatido nesses encontros”, afirmou Salles.

O Forplad é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que congrega 67 Ifes em todo o Brasil.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho