Software Mathematica auxilia pesquisadores e professores

09/08/2013 - 14:28  •  Atualizado 13/08/2013 10:51

por Ana Paula Vieira

Professores, estudantes e técnico-administrativos da Ufes podem realizar simulações computacionais e cálculos matemáticos de grande complexidade de forma fácil e rápida por meio do software Mathematica, cuja licença, de caráter institucional, foi adquirida pela Universidade. Além da Ufes, quatro universidades públicas brasileiras possuem esse tipo de licença: USP, Unicamp, UFRJ e UFPE.

A Ufes disponibiliza a ferramenta a todos os interessados, o que, segundo o gestor do contrato, professor do Departamento de Física Anderson Coser Gaudio, significa uma grande economia de recursos: “Uma licença adquirida individualmente custaria em torno de R$ 2.400. A licença institucional custou U$ 14.092,85 ao ano, o que equivale a cerca de R$ 27 mil a R$ 33 mil anuais, dependendo do câmbio do dólar e dos descontos do fornecedor”, destacou o docente.

De acordo com Coser, até o momento 86 estudantes e 85 professores solicitaram a licença do Mathematica, e a expectativa é de que o número aumente. O contrato dá direito a mais de mil licenças, que podem ser usadas nos quatro campi da Ufes.

O professor ressalta que o Mathematica é uma ferramenta poderosa e extremamente versátil para lidar com grandes volumes de dados. Ele chama atenção para a aplicabilidade do software na área de ensino: “Meus alunos do primeiro período do curso de Física já o utilizam na construção de modelos e na simulação de sistemas físicos simples”, contou. O software também é usado na pós-graduação. O aluno de doutorado Thiago Mello dos Reis considera o programa fundamental para o seu estudo, pois o Mathematica é a base da programação que gera os cálculos necessários à pesquisa. Thiago destaca ainda que além da geração dos dados, o software também contribui na análise, gerando tabelas e gráficos de forma simples e funcional.

A licença do Mathematica adquirida pela Ufes também traz o WolframAlpha, uma base de dados onde podem ser pesquisados números e estatísticas sobre os mais variados assuntos. As informações coletadas podem ser manipuladas de diversas formas no Mathematica.

Todas as informações necessárias para solicitação de licenças, download e instalação do software podem ser encontradas na página www.fisica.ufes.br/mathematica.

Foto: O professor Anderson Coser ressalta a facilidade de uso do software. Crédito: Fernanda Bayer.