Stonewall, filme sobre os direitos LGBT, estreia no Cine Metrópolis

05/10/2016 - 17:52  •  Atualizado 07/10/2016 16:35
Compartilhe

Estreia no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 6, o filme norte-americano Stonewall - Onde o Orgulho Começou. Baseada em fatos reais, o longa de Roland Emmerich narra a história de Danny Winters, rapaz gay que é expulso de casa numa época em que os homossexuais eram considerados doentes mentais, e vítimas de cruel repressão. Às vésperas da rebelião de Stonewall ele começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta.

A rebelião de Stonewall é o nome pelo qual ficaram conhecidas as manifestações da comunidade LGBT de Nova York contra a ação da polícia dentro do bar Stonewall Inn, em 1969. Este é considerado um dos eventos mais importante na luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos. O ato culminou na Parada Gay, que posteriormente se espalhou pelo mundo. O filme será exibido todos os dias na sessão das 19h40.

Crianças

Para comemorar o dia das crianças, o Cine Metrópolis vai realizar uma sessão especial na quarta-feira, 12, às 15h30, com o filme Brichos 2 - A Floresta é Nossa, animação brasileira de grande sucesso. Nessa sessão, todos pagam meia.

Aquarius, filme de Kleber Mendonça, continua em cartaz na sessão das 17 horas. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e estudantes da Ufes têm entrada gratuita. Já servidores técnico-administrativos e docentes pagam meia-entrada.

Mais informações no site www.cinema.ufes.br

 

Confira a programação abaixo:
 

Stonewall: Onde o Orgulho Começou (Stonewall), de Roland Emmerich (EUA, 2015, cor, 129’)

No fim dos anos 1960, um adolescente começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta, às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York.

Quinta (06) à quarta-feira (12) às 19h40

 

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (Brasil/França, 2016, cor, 144’)

Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Quinta (06) à quarta-feira (12) às 17 horas

 

Brichos 2 - A Floresta é Nossa, de Paulo Munhoz (Brasil, 2012, cor, 83')

Sessão Especial - Dia das Crianças (todos pagam meia)

Os habitantes da Vila dos Brichos precisam decidir o futuro da sua cidade, ameaçada de perder sua floresta para investidores-terroristas internacionais. Armados de coragem, inteligência e bom humor, nossos heróis encaram o desafio que será decidido nas areias de Noforest, na gelada Iceforest e na exuberante Brainforest.

Quarta-feira (12) às 15h30

 

Lilian M., Relatório Confidencial, de Carlos Reichenbach (Brasil, 1975, cor, 120’)
Curso Uma História do Cinema Brasileiro, com o professor Fabio Camarneiro

Maria abandona o marido e os filhos para fugir com um caixeiro-viajante. Após um trágico acidente de carro segue sozinha para tentar a vida na cidade de São Paulo. Perdida na metrópole, é presa sem documentos. Uma assistente social arruma-lhe emprego na casa do industrial Braga. Os dois tornam-seamantes e ao conhecer a estabilidade econômica Maria é rebatizada de Lilian, nome da mãe de Braga.

Exibição seguida de aula. Entrada Franca
Sexta-feira (7) às 13 horas


Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho