Sucesso de público, documentário O Processo permanece em cartaz até dia 6 de junho

30/05/2018 - 17:28  •  Atualizado 05/06/2018 10:46
Compartilhe

Devido à grande procura do público, o documentário O Processo (foto), em exibição no Cine Metrópolis, teve sua exibição estendida até a próxima quarta-feira, 6 de junho (confira os horários abaixo). O longa retrata, muitas vezes no calor dos acontecimentos, todo o processo jurídico-político que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, em 31 de agosto de 2016. Em cartaz desde o dia 17 de maio, O Processo já atraiu 637 espectadores.

A diretora do documentário, Maria Augusta Ramos, optou por abrir mão do uso de trilha sonora, narradores, entrevistas e, sem interferir nos acontecimentos, mostra em sua obra como o processo se desenrolou para que os espectadores possam ver o filme como arte, independente de ser ou não golpe. A ideia, segundo a diretora, não é propor uma defesa de teses, mas ajudar o público a compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro, para que tire suas próprias conclusões, num ato reflexivo.

Em 2h16 de duração, O Processo não conta toda a história; o filme começa já na votação da Câmara (que abriu as ações e afastou Dilma por 180 dias), e segue relatando a destituição da ex-presidente, o consequente governo Temer e a prisão de Lula.

Maria Augusta admite que todo documentário é uma visão parcial da realidade: “Persigo, porém, a ética”, explicou ela, durante exibição do filme no Festival de Berlim, em fevereiro.

Serviço:

Filme O Processo, em cartaz no Cine Metrópolis
Quinta-feira (31); sexta-feira (01); sábado (02); e domingo (03), às 18h
Segunda-feira (04); Terça-feira (05); e quarta-feira (06), às 19h
Classificação: Livre
 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho