Sugestões para novo estatuto da Ufes devem ser enviadas até 31 de outubro

26/10/2017 - 17:07  •  Atualizado 01/11/2017 11:16

A Comissão de Revisão do Estatuto e do Regimento Geral da Ufes prorrogou, até o dia 31 de outubro, o prazo para que a comunidade universitária e a sociedade em geral possam apresentar sugestões para o novo estatuto da Universidade. As contribuições podem ser feitas por meio do site www.estatutoeregimento.ufes.br.

Na página também são encontradas informações sobre a Comissão, as propostas do regimento e do estatuto e as atas de reuniões. A comissão foi instalada em abril de 2014 e desde outubro de 2016 disponibilizou em seu site um formulário para sugestões. O prazo inicial foi encerrado no dia 3 de outubro, mas a comissão decidiu reabri-lo no dia 24 e estendê-lo até o dia 31.

Presidida pela vice-reitora da Ufes Ethel Maciel, a comissão é composta por 12 membros, sendo quatro representantes dos estudantes, quatro dos servidores técnico-administrativos e quatro dos docentes. O trabalho objetiva revisar o Estatuto e do Regimento Geral da Ufes, adequando os documentos à nova realidade da Instituição.

“A Ufes cresceu muito e, em alguns aspectos, o estatuto e o regimento não atendem mais à demanda atual. O objetivo é realizar as alterações necessárias e preparar a Universidade para o futuro”, afirma a vice-reitora. Ela frisou ainda que a Comissão fez mais de 30 reuniões e estudou vários estatutos e regimentos de outras universidades.

Normas

O Estatuto da Ufes é um documento que reúne um conjunto de normas jurídicas que regulamentam o funcionamento da instituição, com definições sobre suas finalidades, objetivos, funções e princípios. Ele foi criado em 2002 e já sofreu algumas alterações, mas é a primeira vez que uma consulta é feita à comunidade universitária. A comissão visitou todos os Centros de Ensino da Ufes e, após analisar todas as sugestões enviadas, vai encaminhar uma proposta de Estatuto que será apreciada pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em uma sessão conjunta.

Já o Regimento Geral, elaborado em 1985, é o documento disciplinar das atividades nos planos acadêmico e administrativo, encerrando todos os aspectos comuns da vida universitária.

Texto: Hélio Marchioni