Teatro Universitário retoma atividades com espetáculo musical on-line neste sábado, 29

Um espetáculo musical em homenagem à cantora e compositora Clara Nunes marca a retomada virtual das atividades do Teatro Universitário, que está fechado desde o dia 17 de março como medida de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus. A 12º edição do Circuito Cultural Unimed Vitória realiza, neste sábado, 29, a primeira apresentação com transmissão on-line do espaço, disponibilizando o show O Canto da Guerreira – uma homenagem a Clara Nunes, ao vivo, pelo YouTube (https://url.gratis/n4Esc) e pelo Facebook (https://pt-br.facebook.com/producoeswb), plataformas digitais da WB Produções. O espetáculo virtual é gratuito e tem início às 20 horas.

A cantora e atriz capixaba Monique Rocha é a idealizadora e produtora do espetáculo, no qual interpreta canções de Clara Nunes, morta em abril de 1983, aos 40 anos. Por meio de 19 canções, o show busca contar um pouco da trajetória da intérprete mineira. Dentre os sucessos, estão Você passa, eu acho graça, de 1968; Ê, baiana, de 1971; e O mar serenou, de 1975. Monique Rocha ainda encena os trejeitos e mostra os trajes usados pela artista. O show acontece em comemoração ao mês de aniversário de Clara Nunes, que teria feito 78 anos no dia 12 de agosto.

Além de Monique Rocha, os músicos Wesley Marins (cavaquinho), Diego Lima (violão sete cordas) e Jean Carlos, Marcão Gabriel e Kaique Martins (percussão) participam do espetáculo de 60 minutos, que vai seguir todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Plano de Biossegurança da Ufes.

Espetáculo

Monique Rocha, graduada em Artes Plásticas pela Ufes, já apresentou esse mesmo show no Teatro Universitário em 2016 (foto). Agora, a ideia é levar para o ambiente virtual um espetáculo real, com sonorização e iluminação profissionais, “como se o Teatro estivesse lotado de gente, tendo a câmera funcionando como o olhar do público. A pandemia trouxe esse isolamento social, que é muito triste, mas, ao mesmo tempo, a tecnologia trouxe essa aproximação, que faz com que pessoas do Brasil todo, fãs de Clara, possam conhecer nosso trabalho. É uma honra para mim, como artista, estar no palco de um teatro tão importante para Vitória como é o Teatro da Ufes”, diz a cantora.

Para o secretário de Cultura da Universidade, Rogério Borges, a parceria com a Unimed Vitória e com a WB Produções é uma união de esforços para manter o teatro vivo até que seja possível a retomada à normalidade, com a volta do público ao Teatro Universitário. “A Ufes contribui para diminuir os impactos socioeconômicos e culturais que a pandemia vem causando na cadeia produtiva teatral capixaba, colaborando para que cerca de cem profissionais que atuam em espetáculos de arte no Espírito Santo voltem a ter renda”, conta.

Segundo Borges, desde a suspensão das atividades presenciais nos campi da Ufes, o Teatro Universitário vem passando por melhorias em sua infraestrutura, como manutenção de equipamentos de som e iluminação, reformas dos banheiros e instalação de novos equipamentos de ar-condicionado nos camarins. “Além disso, realizamos semanalmente a higienização do espaço, visando cuidar do único teatro público em funcionamento no estado”, ressalta.

Programação

Além do show em homenagem a Clara Nunes, o Teatro Universitário será palco de quatro espetáculos infantis, agendados para acontecer no decorrer do mês de outubro: Geladeira Mágica (dia 10); Dança das Emoções (dia 17); O Rei de Quase Tudo (dia 24); e Macakids, o Musical (dia 31). As apresentações também serão gratuitas e disponibilizadas em meio virtual, contando com a participação de grupos e artistas locais.

Durante os espetáculos infantis e o musical, o público virtual poderá fazer doações por meio do site https://saudeacao.org/. O valor arrecadado será revertido para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social em diversos estados, que receberão itens como cestas básicas, kits de higiene e limpeza e máscaras de proteção.

O Circuito Cultural Unimed tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Jessica Subtil

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.