Três filmes estreiam no Cine Metrópolis nesta quinta, 3

03/11/2016 - 16:23  •  Atualizado 04/11/2016 15:58

Três filmes entram na programação do Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 3. Na sessão das 20 horas, será exibido o longa brasileiro Tatuagem (foto), de Hilton Lacerda. Às 18h15 está em cartaz Branco Sai, Preto Fica, também brasileiro, dirigido por Adirley Queirós. Na sessão das 16 horas, estreia a produção francesa Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet.

Tatuagem, com os atores Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa, se passa em Recife, durante a ditadura militar. Em 1978, um grupo de artistas provoca a moral e os bons costumes, apresentando espetáculos de resistência política com muito deboche, anarquia e subversão. É neste cenário que Clécio conhece o soldado Fininha, um garoto de 18 anos que muda sua vida. Tatuagem foi incluído na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Branco Sai, Preto Fica se passa na década de 1980. O título é referência à fala de um policial durante a invasão de um baile de black music. Com a ação da polícia, tiros são trocados e dois dançarinos negros acabam feridos. Além de retratar o dia a dia dos dois rapazes, um paraplégico e outro com uma perna amputada, o longa inclui a história de um homem que vem do futuro para investigar o que aconteceu na noite do baile, a fim de recolher provas para processar o Estado. Branco Sai, Preto Fica foi premiado como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Uruguai.

Entra ainda em cartaz o filme francês Entre os Muros da Escola, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008. A história é baseada no livro de François Bégaudeau que, além de ser professor na vida real, estrela a produção juntamente com um elenco de outros não-atores. O filme recebeu sete premiações e oito nomeações nos Estados Unidos e na Europa em 2008 e 2009.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e estudantes da Ufes têm entrada gratuita. Já servidores técnico-administrativos e docentes pagam meia-entrada.

Confira a programação completa abaixo:

Tatuagem, de Hilton Lacerda (Brasil, 2013, cor, 110')

Brasil, 1978. Durante a Ditadura Militar, em um teatro-cabaré de periferia, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecidos com seus espetáculos e interferências públicas. Com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, eles ensaiam a resistência política a partir do deboche e da anarquia.

Quinta (03) a quarta-feira (09) às 20 horas

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (Brasil, 2014, cor, 90’)

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Quinta (03) a quarta-feira (09) às 18h15

Entre os Muros da Escola (Entre les Murs), de Laurent Cantet (França, 2008, cor, 128')

Um grupo de professores de uma escola do subúrbio de Paris tenta manter vivo o estímulo de para dar a melhor educação a seus alunos. Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, acontecem diversos embates entre diferentes culturas.

Quinta (03) a quarta-feira (09) às 16 horas

A Dama do Lotação, de Neville d’Almeida (Brasil, 1979, cor, 96’)
Curso Uma História do Cinema Brasileiro, com o professor Fabio Camarneiro

Solange casa com o amigo de infância Carlinhos e durante a lua-de-mel tenta adiar a consumação do matrimônio levando o marido a possuí-la violentamente, causando-lhe um trauma. Assediada por pesadelos, Solange procura um psicanalista mas não encontra a paz. Ao analista, Solange declara que lamenta não conseguir sofrer com o que faz.

Exibição seguida de aula. Entrada franca.
Sexta-feira (04) às 13 horas

Ken Park, de Larry Clark (EUA, 2002, cor, 96')
Curso Arte e Cinema sob a Perspectiva do Político, com a professora Gisele Barbosa Ribeiro

A rotina de quatro adolescentes da cidade de Visalia, Califórnia. Embora conversem o tempo todo, cada um dos personagens não sabe dos problemas enfrentados pelos outros.

Exibição seguida de aula. Entrada franca.
Quarta-feira (09) às 13 horas

Texto: Patrícia Garcia