Trabalho com coautoria da Ufes recebe prêmio em conferência internacional de Contabilidade

03/08/2020 - 19:18  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Um trabalho desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON) recebeu um prêmio na 20ª USP International Conference in Accounting (Conferência Internacional em Contabilidade). O estudo intitulado Principais assuntos de auditoria e o impacto no nível de legibilidade dos relatórios de empresas listadas na [B]³ venceu na categoria Auditoria e Perícia.

A pesquisa foi desenvolvida pelo estudante Idamo Favalessa, pela egressa Lanna Nogueira, ambos de Ciências Contábeis, e pelo coordenador do PPGCON/Ufes, Vágner Marques. Também é coautora a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Viviane Freitag.

O estudo analisa o impacto da adoção da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica (NBC TA) 701, publicada em 2016, que disciplina como comunicar os principais assuntos realizados em uma auditoria. Foram analisados dados de 240 empresas que participam no mercado de capitais brasileiro, referentes ao período entre 2016 e 2018. “Especificamente, nosso interesse era verificar se a inclusão de mais dados no relatório era coerente com a expectativa de melhoria da informatividade e transparência dos relatórios”, explica Marques. O trabalho concluiu que há indícios de uma melhoria na legibilidade dos relatórios após a adoção da nova norma.

A premiação ocorreu no dia 29 de julho, sendo anunciada por transmissão remota. Ao todo, 25 trabalhos foram aprovados para apresentação na categoria Auditoria e Perícia, sendo três os finalistas.

A Conferência, organizada pela Universidade de São Paulo (USP), é um dos mais prestigiados eventos científicos na área de Contabilidade do Brasil. A equipe do Departamento de Ciências Contábeis da Ufes aprovou, no total, 14 trabalhos que participaram da Conferência.

Texto: Vinícius Fontana