Tragédia Mariana-Rio Doce: TV Ufes reúne matérias produzidas

04/11/2016 - 15:47  •  Atualizado 07/11/2016 12:19

O dia 5 de novembro ficou marcado na recente história do país pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco no município de Mariana, em Minas Gerais. O desastre gerou graves reflexos em todo o Rio Doce e a lama chegou até a sua foz, em Regência, distrito de Linhares, no litoral norte do Espírito Santo.

A Ufes e seus pesquisadores acompanharam os desdobramentos da tragédia, grupos de pesquisas foram formados e o site www.redeufes-riodoce.ufes.br foi lançado com o objetivo de reunir os resultados e apresentá-los à sociedade.

A TV Ufes também realizou coberturas sobre o assunto e, ao todo, foram produzidas cinco reportagens que tratam da tragédia ambiental, da ação do Ministério Público diante dos fatos, da mobilização dos pesquisadores da Universidade e da apresentação de resultados.

Confira o histórico de reportagens:

13/nov - Universidade e sociedade se mobilizam pela tragédia ambiental em Mariana

16/nov - Ministério Público e Samarco assinam termo de compromisso

24/nov - Rio Doce: Pesquisadores discutem impactos e monitoramento de danos

5/fev - Professores da Ufes divulgam pesquisas sobre impactos da lama no estado

6/mai - Resumo Coletiva: Ufes divulga balanço de pesquisas após tragédia no Rio Doce

Documentário

A TV Ufes também apoiou a realização do documentário "Últimos dias em Regência", uma produção da professora do Departamento de Comunicação da Ufes, Daniela Zanetti, e do mestrando João Paulo Lyrio Izoton, com imagens e edição da cinegrafista da TV Ufes, Ana Oggioni.

Logo após a tragédia, os grupos de pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no Espírito Santo (Geppedes) e em Cultura, Audiovisual e Tecnologia (CAT) foram até a vila de Regência, no município de Linhares, registrar as impressões da comunidade sobre os reflexos na região.

Texto: Camila Fregona
Foto: Leonardo Merçon - Últimos Refúgios