TV Ufes volta a transmitir programação no Canal Universitário

18/03/2014 - 18:45  •  Atualizado 27/03/2014 16:58

O Canal Universitário e a TV Ufes voltaram ao ar, com nova programação, nesta terça-feira, 18. Cooordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo, o Canal Universitário de Vitória (CNU),  ficou indisponível por cerca de seis meses.  Nesse intervalo, foi incorporado um novo padrão técnico de transmissão dos conteúdos para TV a cabo. Por enquanto, a transmissão está sendo feita apenas pela operadora NET no canal 13. Nesta retomada, até o momento, o canal está sendo compartilhado com a TV UVV, da Universidade de Vila Velha.

A renovação da programação e a nova forma de transmissão dos conteúdos, ainda em caráter experimental, são algumas das ações de um projeto de reestruturação do Canal Universitário,  cooordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo,   e da TV Ufes, empreendido pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Universidade. A pesquisa e escolha do novo padrão técnico contou com a parceria do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da Ufes. A TV Ufes está funcionando no Cemuni 1, sob coordenação da jornalista da Supecc Ana Paula Vieira, e conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social e do Centro de Artes da Ufes.

A Superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, disse que a retomada do Canal Universitário é mais uma contribuição da Ufes para a democratização da comunicação, para o fortalecimento e a valorizacão da cultura e para o debate de questões relevantes para a sociedade. "Foi com muita satisfação que recebemos de volta o sinal da TV Ufes, o que abre um novo campo de atuação da Ufes que entrelaça fortemente cultura e comunicação. Preparamos uma programação variada, que ainda está sendo transmitida de forma experimental para que finalizemos todas as configurações técnicas de produção e transmissão. Nossa proposta é aperfeiçoar a grade de programação com a parceria de outras instituições, coletivos, produtores independentes entre outros", afirmou.

A TV Ufes foi criada em 2001, no contexto da Lei nº 8.977. que dispõe sobre o serviço de tv a cabo, com a proposta de ser mais um instrumento de divulgação da produção acadêmica para a comunidade em geral. Em 2013, a TV recebeu investimentos em equipamentos e pessoal. O objetivo é continuar o projeto de reestruturação e expansão, visando a aumentar a capacidade de produção da TV, para que ela possa se consolidar como um veículo público de comunicação, com programação de qualidade e que dê espaço à divulgação científica e à comunidade universitária.