Ufes é a instituição com mais projetos aprovados em edital da Fapes

08/07/2016 - 18:29  •  Atualizado 12/07/2016 09:11

A Ufes é a Instituição de Ensino Superior com maior número de aprovações no Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr): foram 32 projetos aprovados no Edital Fapes/CNPq nº 14/2014. O resultado final da seleção foi publicado na última quarta-feira, 6.

Dos 32 projetos coordenados por pesquisadores da Ufes, onze são dos campi de Vitória – Goiabeiras e Maruípe –, treze de São Mateus e oito de Alegre. As propostas serão desenvolvidas em oito municípios capixabas, por alunos e professores de escolas da rede pública. Serão treze projetos na área de Ciências Exatas e da Terra, sete em Ciências da Vida, quatro em Ciências Agrárias, três em Ciências Humanas, dois em Ciências da Saúde, dois em Engenharias, e um em Linguística, Letras e Artes.

O PICJr é oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como funciona o PICJr

O programa se baseia em projetos coordenados por pesquisadores de universidades ou faculdades. As atividades são desenvolvidas por equipes de dez estudantes de ensino fundamental ou médio de uma escola pública. Um professor dessas unidades de ensino, de disciplina relacionada com o projeto de pesquisa, atua como tutor dos estudantes e auxilia na execução das atividades do projeto e na atualização do conhecimento teórico a respeito do tema desenvolvido. As atividades também são acompanhadas por estudantes de graduação que atuam como monitores dos projetos.

Mais informações sobre o programa e a lista de aprovados estão disponíveis no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br .

Texto: Patrícia Garcia, com informações da Fapes

Foto: Arquivo Supecc