Ufes é premiada por suas atividades no programa Idiomas sem Fronteiras

09/12/2015 - 17:00  •  Atualizado 11/12/2015 15:59

A Universidade recebeu dois prêmios durante o I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo, realizado de 23 a 27 de novembro, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, por suas atividades de integração entre a área de relações internacionais e o ensino de idiomas. O prêmio é a participação de representantes da Ufes no evento "TESOL 2016", uma das maiores convenções mundiais de ensino de língua inglesa, que acontecerá em Baltimore/Maryland (EUA), e foi entregue pelo representante do Departamento de Estado Americano, Rick Rosenberg.

“Dentre as 66 universidades, a Ufes ficou em segundo lugar. Essa premiação destaca o empenho da Universidade em promover a internacionalização e a proficiência em idiomas de sua comunidade, por meio da oferta de oportunidades gratuitas para alunos, técnicos-administrativos e docentes, em ações de ensino, pesquisa e extensão”, ressalta o coordenador-geral do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), Felipe Guimarães.

Participaram do Encontro em Brasília o coordenador-geral do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e da Coordenação de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, Felipe Guimarães, e os professores representantes do IsF em seus idiomas na Universidade, Claudia Furlan (Inglês); Laura da Silveira (Inglês); Luis Fernando Figueira (Francês); Claudia Patrício (Espanhol); Igor Porsette (Italiano); e Santinho Souza (Português como Língua Estrangeira). “A Secretaria de Relações Internacionais possui quatro coordenações, sendo que a Coordenação de Línguas foi criada para fomentar o uso de idiomas como instrumento de internacionalização da Ufes”, destaca a secretária de Relações Internacionais, Jane Méri Santos.

As ações gratuitas desenvolvidas pela SRI e pelo programa Idiomas sem Fronteiras são: teste de proficiência (TOEFL/ITP); curso on-line (MyEnglishOnline) e turmas presenciais (Núcleo de Idiomas/Ufes). Além disso, existe a parceria com o Centro de Línguas para a oferta de Mandarim e Português (como língua estrangeira); gestão de programas de mobilidade; trabalhos de tradução e versão; oficinas específicas para desenvolvimento de proficiência para professores e alunos de pós-graduação. Outra ação promovida pela SRI é o Dia da Cultura Internacional, quando, uma vez por mês, é realizada uma série de atividades acadêmicas e culturais referentes ao país homenageado.

IsF

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) começou em dezembro de 2012 com o nome Inglês Sem Fronteiras. Em 2014, o Ministério da Educação, com o objetivo de capacitar, gratuitamente, estudantes e servidores de instituições federais de ensino superior, expandiu o programa para seis outros idiomas – alemão, japonês, italiano, espanhol, francês e mandarim. O programa realiza testes de nivelamento, proficiência e cursos on-line e presenciais dos idiomas.

Texto: Letícia Nassar