Ufes é uma das melhores universidades do Brasil para estudantes estrangeiros

17/08/2015 - 10:04  •  Atualizado 19/08/2015 11:32

A Ufes é uma das melhores universidades do Brasil na oferta de condições para acesso, permanência e conclusão de curso para estudantes estrangeiros. A afirmação é do consultor do Ministério da Educação (MEC), Rafael Duarte (foto), que visitou a Universidade para participar de uma ação de recepção dirigida a estudantes estrangeiros.

Ele afirma que, enquanto a média brasileira de conclusão de curso no Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) é de 81%, a Ufes tem uma taxa de conclusão de 87%.

A recepção aos alunos estrangeiros que estudam na Ufes foi realizada no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (LabPetro), no campus de Goiabeiras, no dia 6 de agosto. Além do consultor do Mec, o evento contou com a participação da vice-reitora, Ethel Maciel, do pró-reitor substituto de Assistência Estudantil e Cidadania, Alexsandro Rodrigues, e da secretária de Relações Internacionais, Jane Méri Santos.

Segundo a vice-reitora, Ethel Maciel, o consultor do MEC foi convidado para orientar os alunos sobre seus direitos e deveres dentro do PEC-G.

“Essa é a primeira vez que se realiza um evento de recepção aos estudantes estrangeiros e pretendemos que isso aconteça todo semestre. Já conseguimos a gratuidade no Restaurante Universitário para os estrangeiros e vamos lançar um edital específico de apoio acadêmico dirigido a esses alunos. Esse diálogo vai nos permitir buscar soluções conjuntas para essa parcela da comunidade universitária”, destacou ela.

A Ufes possui cerca de 100 alunos estrangeiros inscritos no PEC-G e outros 60 estudantes oriundos de outros programas. No Brasil, 98 instituições de ensino superior (IES) possuem alunos do PEC-G de 55 nacionalidades diferentes.

PEC-G

O PEC-G é um programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores em conjunto com o Ministério da Educação com o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior a cidadãos  de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais (especialmente da África, América Latina e Caribe).

O programa seleciona estudantes estrangeiros, preferencialmente com idade entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno selecionado cursa gratuitamente a graduação e, em contrapartida, deve atender a critérios como provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

Texto e foto: Hélio Marchioni