Ufes adota nova marca e reformula portal na internet

11/03/2013 - 14:52  •  Atualizado 12/03/2013 17:28
Por Luiz Vital e Thereza Marinho O Conselho Universitário aprovou na última semana a adoção pela Ufes de uma marca gráfica promocional, a ser utilizada em peças e materiais de divulgação. O objetivo é proporcionar melhores resultados comunicacionais e facilitar a aplicação em suportes impressos, digitais e audiovisuais. A marca que foi proposta e aprovada se baseou num elemento visual de forte identificação da Universidade, derivada da inscrição que se encontra no mosaico criado pelo artista plástico Raphael Samu, no campus de Goiabeiras. Vale ressaltar que, mesmo com a aprovação da nova marca, o brasão continuará sendo aplicado em documentos e peças oficiais, conforme previsto na Resolução 44/2006. O uso da nova marca será priorizado em materiais como portal na internet, jornais, revistas, banners, sinalização de eventos, folderes, flyers e vinhetas para suportes audiovisuais. A nova marca foi proposta pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e elaborada pelo professor Ricardo Esteves, do Departamento de Design da Ufes, em parceria com o Núcleo de Processamento de Dados (NPD). Novo portal A partir da construção de uma nova marca, o portal da Ufes na internet também será repaginado. As mudanças apresentam uma nova homepage, com novo design visualmente mais moderno, com menus mais visíveis em colunas horizontal e vertical, mais imagens e notícias. Desenvolvido pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e conteúdos produzidos e atualizados pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc), o novo portal mantém o endereço em www.ufes.br e facilita a navegação ao usuário com soluções mais rápidas para a localização de informações. “Buscamos dar mais funcionalidade ao portal e eficiência nas buscas, sem desprezar o que estava atendendo bem ao usuário, o que aproveitamos”, observa Leandro Muniz de Lima, da área de desenvolvimento do NPD. Outro aspecto apontado por ele é que o novo portal terá uma interação maior de todos os sites da Ufes com o site principal. “Além da identidade visual de todas as páginas, o portal também vai direcionar o usuário mais facilmente para outros endereços”, acrescenta. As informações contidas no portal também serão atualizadas mais rapidamente. Ou seja, quando o NPD processar em seu sistema a atualização de uma determinada informação – mudança de nome de um setor, alteração de telefone, mudança na chefia, por exemplo – automaticamente a atualização será processada no portal. “Criamos uma interface mais dinâmica da web com o nosso banco de dados”, explica Maria Cristina Cassa, do NPD. No alto da nova página está o menu principal, com links sobre a Ufes, administração, cursos, campi, como ingressar – uma novidade que traz informações sobre todas as formas de ingresso em todos os cursos oferecidos pela Ufes na graduação presencial e em concursos – saiba mais, e busca. Em outro menu, vertical, estarão áreas importantes da Ufes e muito acessadas, com as quais os usuários já estão familiarizados, como vestibular, bibliotecas, ouvidoria, entre outros. A homepage traz um quadro com o noticiário principal em manchete, além de outras notícias, eventos e editais. O novo portal fez mudanças de conceito, distribuindo as informações por área de conhecimento, a fim de agilizar a navegação e o acesso aos conteúdos. Os comentários, observações e auxílio técnico poderão ser feitos ao NPD pelo email suporte@npd.ufes.br.