Ufes apresenta comissão para a implementação de ambulatório trans no Hucam

29/01/2016 - 11:56  •  Atualizado 02/02/2016 09:17

Uma Comissão Intersetorial para Acompanhamento e Monitoramento da Habilitação do Processo Transexualizador do Hucam foi apresentada à comunidade universitária nesta sexta-feira, 29. A comissão tem o objetivo de apoiar e organizar os trabalhos voltados à implantação, implementação e credenciamento do ambulatório trans do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

O ambulatório atenderá a pessoas que desejam realizar cirurgia de mudança de sexo. Anteriormente, esse procedimento era realizado no Hospital por meio de um projeto de extensão.

A apresentação ocorreu durante as ações que celebraram o Dia Nacional da Visibilidade Trans na Universidade. A programação foi realizada pela Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT e teve início às 8 horas com o hasteamento da bandeira do orgulho transgênero em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. A ação contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, de representantes da Universidade e de movimentos sociais.

Às 9 horas, na capela do Hucam, no campus da Ufes de Maruípe, vários eventos foram realizados, entre eles a apresentação  do grupo Poesia de Gaveta;  exibição de desenhos da militante trans Sol Maurício;  do vídeo-poema “Transcorpo”, de Fabrício Fernandes; e de um teaser do vídeo “Universo Trans”, do publicitário e fotógrafo autoral de Hid Saib. Os participantes também assistiram  à performance “A Grande Construção do Eu”, do bailarino e coreógrafo Mattheus Shifirmmaan.

A vice-reitora Ethel ressaltou a importância do evento para alertar a sociedade contra o preconceito de gênero e colocou a Ufes como parceira dos movimentos sociais que lutam pela inclusão social e por políticas públicas. “Sempre estaremos juntos”, enfatizou.

O médico ginecologistas Henrique Zacharias Borges Filho e a assistente social Margarita Martins Garcia de Mateos receberam  da Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT o certificado de Amigos da Diversidade, pelos trabalhos prestados no processo transexualizador no Hucam.

Referência

O Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) é referência no tratamento da chamada desordem do transtorno de identidade para transexuais e transgêneros.  Em 2013, uma equipe coordenada pelo professor de Medicina da Ufes Jhonson Joaquim Gouvêa (atualmente aposentado), desenvolveu uma técnica inédita que não amputa o pênis nas cirurgias de redesignação sexual, mais conhecida como cirurgia de mudança de sexo. Essa técnica recebeu o nome de Cirurgia de Transgenitalização do Masculino para o Feminino com Preservação dos Corpos Cavernosos. O hospital já realizou 43 cirurgias para mudança de sexo.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado desde 2004 e marca a luta pelos direitos humanos e respeito à identidade de gênero.

Texto e foto: Jorge Medina