Ufes assina acordo de cooperação com universidade alemã para o desenvolvimento de tecnologias

11/12/2019 - 08:43  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Ufes firmou acordo de cooperação com a Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlin), uma das mais antigas e prestigiadas universidades europeias, para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologias, dentre as quais se destaca a Internet das Coisas Industrial, também chamada de Indústria 4.0.

Esse termo de cooperação, assinado no final de novembro, visa atender ao Programa Institucional de Internacionalização, o PrInt, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que fomenta a formação de redes de pesquisa internacionais, além de promover a mobilidade de professores, doutorandos e pós-doutorandos. Os primeiros beneficiados da Ufes serão doutorandos do Departamento de Engenharia Elétrica participantes de um projeto para o monitoramento de robôs construtores em ambientes industriais, por meio da transmissão de informações via luz. Eles permanecerão 12 meses na TU-Berlin.

A pesquisa, denominada OWIND, utiliza uma nova tecnologia, de Comunicação Óptica sem Fio (OWC, sigla em inglês), também conhecida como Li-Fi (do inglês Light-Fidelity). Ela tem funcionamento similar ao do Wi-Fi, mas a transmissão de dados se faz via luz, em vez de radiofrequência. O Li-Fi será a tecnologia base para a Indústria 4.0.

Clique aqui e saiba mais sobre o OWIND.

Texto: Lidia Neves