Ufes buscará junto ao MEC a manutenção do vestibular para Jornalismo e Publicidade

06/12/2013 - 16:50  •  Atualizado 10/12/2013 13:53

A Administração Central da Ufes informa que intercederá junto ao Ministério da Educação (MEC) no sentido de evitar a suspensão da oferta de vagas no vestibular de 2014 para os cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Comunicação Social/Publicidade e Propaganda.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira, dia 6, após o MEC divulgar que o vestibular para estes cursos estaria suspenso na Universidade devido à pontuação insatisfatória que os cursos obtiveram no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos anos de 2009 e 2012.

Os cursos tiveram por duas vezes seguidas – em 2009 e 2012 -  o conceito 2 na avaliação do INEP/MEC. O baixo desempenho decorre principalmente da recusa dos estudantes em participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entregando em branco as provas e causando prejuízos à continuidade do cursos, uma vez que essa nota tem peso significativo na composição do conceito.

Por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e das coordenações de cursos, os estudantes de toda a Universidade têm sido sistematicamente alertados de que essa atitude, que quase nenhum impacto causa ao estudante concluinte, acarreta perdas para um número expressivo de jovens que esperam ingressar na Universidade, pois provoca a suspensão dos cursos.

As habilitações do curso de Comunicação Social em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda são oferecidas pela Ufes há 38 e 35 anos, respectivamente, e reúnem hoje plena capacidade de receber novos alunos. Vários investimentos em aquisição de equipamentos, melhoria de espaço físico, ampliação e qualificação do quadro docente foram realizados nos últimos anos.

Destaque-se também o esforço da equipe de docentes e técnicos do curso de promoverem melhorias no projeto pedagógico e nas atividades didáticas, o que fazem com que os egressos desses cursos da Ufes obtenham boas posições  no mercado de trabalho e na continuidade dos seus projetos de estudos nos mais importantes programas de mestrado e doutorado do País. Novas melhorias nos quesitos infraestrutura e corpo docente estão sendo planejadas para serem implementadas nos cursos.