Ufes celebra 86 anos de criação do curso de Educação Física

26/06/2017 - 17:29  •  Atualizado 27/06/2017 17:51

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes comemora nesta segunda-feira, 26, 86 anos de criação do curso de Educação Física, criado exatamente em 26 de junho de 1931. O curso foi o primeiro de Educação Física do Brasil de formação civil, ou seja, destinado a formar civis para atuar como professores na área.

Veja fotos da celebração dos 86 anos do curso de Educação Física na página da Ufes no Facebook: www.facebook.com/ufesoficial

A solenidade para celebrar a data foi realizada pela manhã no auditório do CEFD, no campus de Goiabeiras, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; do diretor do Centro Otávio Guimarães da Silva; e da vice-diretora Márcia Regina Holanda da Cunha; além de diretores de outros centros de ensino e autoridades acadêmicas.

Na ocasião, foram homenageados os ex-diretores do CEFD, Zenólia Figueiredo e Luiz Alexandre Oxley da Rocha, cujas fotos passaram a integrar a galeria dos ex-diretores, e os professores aposentados Og Negrão e José Christófari Frade.

Uma homenagem póstuma também foi prestada à servidora Karla Rossana Lopes Pisa, recentemente falecida. A partir desta data, a sala da Secretaria Unificada dos Colegiados receberá o nome da servidora.

Durante a solenidade, o professor aposentado José Christófari Frade proferiu uma palestra sobre a história do curso, da criação do Centro em 1972 e de um de seus principais fundadores, Aloyr Queiroz de Araújo, que dirigiu o CEFD por 20 anos.

“A ideia é todo ano celebrar nosso aniversário relembrando a nossa historia e pensando no nosso futuro”, destacou o diretor Otávio Guimarães.

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, a trajetória de criação do curso mostra a importância das pessoas que acreditaram e se dedicaram a um objetivo. “Elas acreditaram na necessidade do curso. Quero agradecer àqueles que se dedicaram e conseguiram colocar nossa Universidade em um local extremamente importante. Vamos seguir buscando relacionar a Universidade e a sociedade, cada vez mais transformando a Ufes em uma instituição de qualidade.

Após a solenidade, foi realizada uma apresentação do projeto de extensão Formação em Dança (Fordan) e o plantio da “Árvore da Memória” pelos professores Og Negrão e José Frade.

Campeões do Futuro

Às 18 horas, também no auditório, a Ufes celebra um convênio com a Secretaria Estadual de Esportes para a realização do projeto Campeões do Futuro, que tem o propósito de fomentar a prática de esportes entre crianças, adolescentes e jovens visando, por meio das atividades físicas, reduzir o risco social e formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.

Na ocasião, o secretário Estadual de Esportes, Max da Matta, também fará a entrega dos uniformes do Projeto Campeões do Futuro.

Como parte do convênio, cabe ao CEFD desenvolver atividades de capoeira, judô, futebol de areia e natação de forma gratuita para os participantes do projeto.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina